O Portal da Arte Brasileira

Websérie “O Híbrido” fica disponível on-line até 2 de maio

0 9

Após apresentações no Brasil e no exterior, a performance “O Híbrido”, de Robson Catalunha, ganha novos contornos artísticos e tecnológicos com o intuito de proporcionar uma experiência interativa, imersiva e transdisciplinar. A obra, inspirada em fundamentos da realidade virtual, migra para o ambiente digital como um espetáculo em formato de websérie, em oito episódios, disponibilizados até 2 de maio no site do artista.

Filmado com câmeras que captam imagens em 360º, “O Híbrido” é uma experiência idealizada para ser conferida por meio de smartphones, permitindo aos espectadores (nesse contexto, chamados de interatores ou interatrizes) sentirem-se imersos na obra. Além de smartphones, o trabalho também pode ser assistido por meio de headsets específicos para realidade virtual. 

Criado em 2018 durante residência artística de Robson Catalunha no The Watermill Center, laboratório de inspiração e performance do diretor americano Bob Wilson, em Nova Iorque (Estados Unidos), “O Híbrido” buscou inspiração na série de retratos de híbridos humano-botânicos criada pelo fotógrafo francês Cal Redback. Batizada de “Treebeard” a obra do artista consiste em humanos se metamorfoseando em plantas. De outro ponto de vista, também poderiam ser lidas como plantas assumindo a forma humana. 

Post Patrocinado

“O Híbrido” consiste numa investigação sobre um ser em constante transformação que borra as fronteiras entre espécies, raças, credos, gêneros e padrões comportamentais. Para a websérie, Robson Catalunha também buscou inspiração no filme “DogVille”, de Lars Von Trier e no conto “A Metamorfose”, de Franz Kafka. As filmagens aconteceram na Região Metropolitana de Sorocaba, interior de São Paulo, em cenários diversos, como bosque, cachoeira, estação de trem, uma fazenda, uma estrada e um prédio abandonado.

A metodologia escolhida para o processo de criação do roteiro de “O Híbrido” é o devising, uma prática de criação sem hierarquias, conferindo autonomia a todos os envolvidos e não partindo de um texto teatral ou roteiro previamente definido, mas de improvisações e proposições de toda a equipe. 

Foto: Tiago Macambira.

Ficha Técnica

Diretor artístico e Performer: Robson Catalunha. 

Serviço

Disponível on-line.

Data: Até 2/5.

Ingressos: Grátis.

Classificação: Livre.

Site: robsoncatalunha.com/ohibrido.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X