O Portal da Arte Brasileira

Websérie “Lições Dramáticas por João Caetano” estreia on-line em 1º de abril

0 14

“Lições Dramáticas por João Caetano”, websérie com 12 episódios, estreia em 1º de abril, as 19h pelo YouTube. Um dos primeiros atores brasileiros reconhecidos publicamente, João Caetano (1808-1863) escreveu e publicou as suas lições em 1862, aos 35 anos de carreira.

 Ele foi um dos primeiros atores brasileiros de reconhecimento público, sendo atribuída a ele a criação de um “estilo brasileiro de atuar”. Claudio Mendes, que neste ano comemora os seus também 35 anos de carreira, fez uma compilação destas lições, que chegam agora ao público no formato de uma websérie.

Cada episódio apresenta uma das lições que compõem o livro homônimo de João Caetano. A direção é do também ator Isaac Bernat (“Calango Deu”, “Deixa Clarear”, “Encontros”), com quem Claudio dividiu a cena no bem-sucedido espetáculo “Agosto”.

Post Patrocinado

No palco/sala de aula, Claudio Mendes apresenta as doze lições que compõem a obra de João Caetano usando trechos de peças da dramaturgia universal que fizeram autorreferência ao teatro – “Hamlet”, de Shakespeare; “O Improviso de Versalhes”, de Molière; “O Mambembe”, de Artur Azevedo; “As Vespas”, de Aristófanes; “Porque Os Teatros Estão Vazios”; de Karl Valentin; e “Novo Otelo”, de Joaquim Manoel de Macedo. 

O violonista André Mendes e o cavaquinista Pedro Cantalice acompanham Claudio Mendes em cena tocando chorinhos de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazaré, João Pernambuco, Zequinha de Abreu, Anacleto de Medeiros e Joaquim Callado.

Foto: Cláudia Ribeiro.

Ficha Técnica

Texto: João Caetano. Dramaturgia: Claudio Mendes e Isaac Bernat. Direção: Isaac Bernat. Atuação: Claudio Mendes. Músicos: André Mendes e Pedro Cantalice.

Serviço

Disponível on-line.

Datas: 1/4 a 1/7/21.

Classificação: Livre.

YouTube: Canal Sesc Rio.  

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X