O Portal da Arte Brasileira

Videodança “Serafina” faz temporada on-line a partir de 4 de abril

0 11

Alegoria do imaginário paraense, “Serafina” começou a ser criado em fevereiro de 2020. Fruto de pesquisas, que a princípio resultariam em um solo para ser apresentado ao vivo, tornou-se um videodança, com temporada online veiculada a partir do dia 4 de abril, domingo, às 19h.
 
No processo, o grupo formado pela bailarina Larissa Turtelli, a diretora Graziela Rodrigues, o músico José Augusto Mannis e a produtora Mariana Floriano, passou quinze dias na região de Santarém, no Pará, onde fez diversas pesquisas de campo.

O trabalho foi criado dentro do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), um processo de pesquisa, de criação e de ensino em dança desenvolvido por Graziela Rodrigues a partir de 1980 e em constante atualização pela sua criadora e por outros artistas que formam o Núcleo BPI. O foco das pesquisas de campo foi as buscas pelas histórias e corporificações dos encantados que habitam as águas e florestas e que se manifestam de diferentes maneiras.
 
A partir de intensos ensaios, Graziela e Larissa criaram o roteiro do trabalho, que traz os vários corpos e estados de corpo de Serafina, como o barco largo e o vazio, a saga de criar novos corpos a partir daquilo que restou, o canto, a dança e a festa, assim como a luta e as forças femininas que vêm dos primórdios e continuam nos dias de hoje.
 
Entre os elementos cênicos trazidos pelo corpo, estão a água, o fogo e a mata, que ganham um novo efeito e tessitura quando mostrados por meio da câmera que capta a cena a partir de vários ângulos e proximidades. Serafina é um espetáculo que se remete a sabedorias ancestrais, a forças de resistência, a corpos em comunhão com o meio ambiente, a tornar visível aquilo que está invisível, é uma ode à convergência que gera uma nova força.

Também estão agendadas para a temporada de Serafina uma série de bate-papos sobre o processo de criação da peça (com tradução simultânea em Libras) e oficinas de dança no Zoom em parceria com o Teatro Flávio Império, de São Paulo, e com o Teatro Popular de Comédia, de Ribeirão Preto.

Post Patrocinado

Serviço

Transmissão on-line.

Datas: 4/4 a 4/5/21. Domingos e segundas, 19h.

Classificação: Livre.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X