O Portal da Arte Brasileira

“Vereda da Salvação” é tema da coleção digital e de debate on-line do CPT_SESC

0 13

A peça “Vereda da Salvação”, dirigida por Antunes Filho, com base no texto de Jorge Andrade, passa a integrar o acervo digital das Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC, disponível na plataforma Sesc Digital. O espetáculo foi encenado pela primeira vez, em 1964, pelo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em São Paulo. Quase três décadas depois, Antunes Filho estreou nova montagem, em dezembro de 1993, no Teatro Anchieta, contando com Laura Cardoso e Luis Melo nos papéis principais, interpretando Dolor (mãe) e Joaquim (filho).

A obra foi baseada num fato verídico ocorrido em Malacacheta, no sertão de Minas Gerais, em 1955. Na ocasião, posseiros, condenados a uma vida miserável e sem perspectiva, cometeram delitos, incitados por uma seita de fanáticos religiosos, e acabaram sendo massacrados pela polícia. 

Essa realidade – que continua ainda tão atual no Brasil – foi retratada por Antunes Filho, como metáfora dos massacres ocorridos no país na década de 1990: os sem-terra em Carajás, índios ianomâmi, meninos de rua da Candelária, moradores de Vigário Geral, presidiários no Pavilhão Nove do Carandiru e tantas outras populações que foram executadas pela polícia, por justiceiros e narcotraficantes, que resultam em genocídios, ressaltando o abandono social, a falta de assistência dos governos e o descaso em relação às minorias.

Post Patrocinado

A montagem é parte dos ensaios em torno da “sinergia do Mal”, da reflexão em torno do bem e do mal. Nesse caso, o mal domina a estrutura de poder no Brasil, desde a formação da nacionalidade, herança dos colonizadores portugueses, conforme cita Sebastião Milaré, em seu livro Hierofonia – O teatro segundo Antunes Filho. 

A coleção traz relato em audiovisual de J.C. Serroni (cenógrafo e figurinista), 15 imagens de cena registradas pelo fotógrafo Paquito, 6 trajes, 2 adereços, o programa da primeira montagem do espetáculo feito por Antunes Filho no TBC (1964), o programa da montagem do CPT de 1993 e o prospecto com trechos de críticas teatrais e artigos de jornais. 

Vereda da Salvação (1993) é a nona peça a integrar as Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC disponíveis na plataforma digital do Sesc, juntando-se a Foi Carmen (2005), Gilgamesh (1995), Antígona (2005), Medeia (2001) e Medeia 2 (2002), Fragmentos Troianos (1999), Xica da Silva (1988), A Hora e Vez de Augusto Matraga (1986) e A Pedra do Reino (2006), que permanecem on-line para serem visitadas.

Foto: Paquito.

Serviço

Exibição On-line: A partir de 4/10. Plataforma: www.sescsp.org.br/cpt

Círculo de Debates – Memória e Acervo. Com Luis Melo e Telumi Hellen. Mediação: Renata Jesion. Apresentação: Tiago Marchesano. Data: 20/10. Quarta, 19h. Classificação: Livre. Transmissão no YouTube: CPTSESC.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X