O Portal da Arte Brasileira

USP promove “3 x 22: Diálogos improváveis” entre 13 e 17 de setembro

0 12

Uma semana marcada por debates é o mote do evento online gratuito “3 x 22: diálogos improváveis”, organizado pelos órgãos de cultura da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP que acontece entre 13 e 17 de setembro, com mesas-redondas e atividades artístico-culturais abordarão aspectos diversos do “contar o tempo”, visando  refletir sobre as datas do bicentenário da Independência e o centenário da Semana de Arte Moderna, celebradas em 2022.

A semana começa com a mesa “Outros tempos” que tem como convidados a bióloga e engenheira florestal Nurit Bensusan, o ex-vice-diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP, Martin Grossmann e a professora e escritora Marília Librandi Rocha.

Na sequência, dia 14, terça, o professor Rodrigo Turim, a economista, gestora pública e ex-ministra Tereza Campello, e a gestora cultural Bel Mayer debatem “Memória é vela ou âncora?”, a partir de uma interrogação do jornalista e escritor Eric Nepomuceno.

Post Patrocinado

O professor, curador e crítico de arte Agnaldo Farias, a professora, escritora e crítica literária Noemi Jaffe, e o historiador Luiz Felipe Alencastro discutem em 15 de setembro o tema “Invenção das tradições”. Na quinta, 16, é a vez da mesa “Ousar reinventar o futuro”, com a historiadora e indígena Marcia Mura, o professor Marcos Buckeridge e o professor Alexander Turra.

O encerramento, na sexta, 17, fica por conta do físico e ex-reitor da Unicamp Marcelo Knobel, da jornalista Bianca Santana e do professor Sérgio Bairon, que abordarão o tópico Tempo e espaço, navegando todos os sentidos.

Para debater “3 X 22” em múltiplas dimensões, os órgãos de cultura da USP realizarão um conjunto de atividades ao longo de setembro de 2021. Destacam-se as apresentações do Coral Universidade de São Paulo (Coralusp), no dia 13; as interpretações da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e de Luciana Sayure (piano solo) de Villa-Lobos, no dia 15; o experimento cênico “Em teu nome”, a partir da obra “O grande inquisidor” de Dostoiévski, no dia 16, e para encerrar, a obra História do soldado, do russo Igor Stravinsky, narrada pelo músico Arrigo Barnabé e interpretada pela Osusp.

Serviço

Transmissão On-line.

Datas: 13 a 17/9. Segunda a sexta, 15h às 19h.

Inscrições: Não há necessidade prévia.

Ingressos: Grátis.

Link: www.cultura.usp.br/3×22

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X