TV Cultura exibe documentário João Farkas “São Paulo – Uma Cidade Segregada”

O documentário São Paulo – Uma Cidade Segregada, de João Farkas, será exibido na TV Cultura nesta quarta-feira, 23 de dezembro, às 22h45. Inédito na TV aberta, o filme analisa e discute as questões de ocupação, qualidade de vida e planejamento urbano na cidade.

Partindo de uma visão histórica do crescimento e das políticas de ocupação, o documentário coloca em evidência os desafios atuais da cidade e projeta estas questões para o futuro.

O filme, que dá voz a planejadores, técnicos, urbanistas, empreendedores, moradores e outros “usuários” da cidade, aborda as questões da proteção de áreas e da ocupação e qualidade de vida, apontando as tensões entre proteção, desenvolvimento, demanda e oferta imobiliária e ocupação irregular.

No centro desta discussão coloca-se em dúvida a efetividade de uma política extremamente restritiva em zonas centrais da cidade e o abandono das zonas periféricas onde o poder público mostra-se incapaz de formular políticas e garantir a sua implementação, criando um ambiente de ilegalidade, permissividade, baixíssima qualidade de vida e alto risco.

Serviço

TV Cultura.

Data: 23/12. Quarta, 22h45.

Site: www.cultura.uol.com.br

Compartilhe!