O Portal da Arte Brasileira

Tulipa Ruiz, Andre Mehmari, Lazzo Matumbi e Chico Lobo se apresentam no Palco virtual

0 21

A programação do  Palco virtual, no site  do Itaú Cultural, apresenta, de 29 de abril a 2 de maio, quinta a domingo, sempre às 20h, os shows de Andre Mahmari, Lazzo Matumbi, Tulipa Ruiz e Chico Lobo, ao vivo.

No primeiro dia, o premiado pianista Andre Mehmari toca, pela primeira vez, canções do seu novo disco em homenagem a Noel Rosa e interage com o público, em tempo real, pelo Instagram. Na sexta-feira, o cantor Lazzo Matumbi reproduz grandes sucessos dos seus 39 anos de carreira. O final de semana começa com o show da cantora e compositora Tulipa Raiz, que mostra repertório inédito em voz e guitarra. No domingo, Chico Lobo mergulha no universo da viola caipira com canções que marcam seus 35 anos de contribuição para a música instrumental brasileira.

As apresentações acontecem via Zoom e os ingressos, gratuitos, já podem ser reservados pela plataforma Sympla, cujo link estará disponível no site do Itaú Cultural.  

Post Patrocinado

Um dos maiores expoentes da música instrumental brasileira, Mehmari apresenta recital de piano solo do seu novo trabalho, “Estrela da Manhã”, álbum de 26 canções de Noel Rosa, lançado por streaming em janeiro desse ano. Nesse disco, o pianista-compositor cria leituras espontâneas e inéditas para o visionário Rosa, criando pequenas crônicas brasileiras a partir das canções.

Para a apresentação no Palco Virtual, além da música de Noel e seus parceiros, Mehmari improvisa sobre temas propostos pelo público on-line, criando suítes inéditas em tempo real e com a participação dos ouvintes.

No dia seguinte, Lazzo Matumbi, dono de voz única e de uma musicalidade potente, mostra um repertório que vai do reggae ao jazz, passando por samba, soul e outros batuques de origem africana.

Figura essencial na resistência da cultura negra na Bahia e no Brasil, o cantor e compositor apresenta as principais músicas coletadas nos seus quase 40 anos de carreira, entre elas “Alegria da Cidade”, “Do Jeito que seu Nego Gosta”, “Me Abraça e me Beija” e “Abolição”.

Vencedora do Grammy de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo com seu disco “Dancê” (2015), Tulipa Ruiz promete surpreender os fãs em sua apresentação. Ao lado do irmão, Gustavo Ruiz, a multifacetada artista apresenta canções dos seus quatro álbuns e singles que nunca ou raramente foram mostradas em seus shows. Músicas do lado B dos seus discos, como “Pólen”, “Expirou” e “Old Boy”, por exemplo, serão tocadas pela primeira vez ao vivo, todas elas na base de voz e guitarra.

Com apresentações em grandes festivais internacionais, entre eles o Rock in Rio, ao lado da banda Nação Zumbi, e o Montreux Jazz Festival, com Gal Costa, Tulipa teve uma de suas composições mais recentes, “Banho”, gravada por Elza Soares.

Encerrando o fim de semana, no domingo o violeiro caipira, Chico Lobo, apresenta repertório comemorativo de seus 35 anos de carreira.  Por meio de composições contemporâneas, o músico mineiro mostra canções autorais de sua vasta discografia que trazem catiras, cateretês, congados, folias, lundus, batuques, modas, causos e músicas do cancioneiro, que ressaltam uma brasilidade tecida nas cordas de sua viola.

Foto: Erika Garrida.

Serviço

Plataforma Sympla/Zoom.

Andre Mehmari. Data: 29/4. Quinta, 20h.

Lazzo Matumbi. Data: 30/4. Sexta, 20h.

Tulipa Ruiz. Data: 1/5. Sábado, 20h.

Chico Lobo. Data: 2/5. Domingo, 20h.

Classificação: Livre.

Site: www.itaucultural.org.br.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X