Tonico Pereira está no curta-metragem “Um Espelho de Marfim” que estreia dia 25 de março
O curta-metragem “Um Espinho de Marfim”, contemplado pela Lei Aldir Blanc, estreia dia 25 de março, trazendo no elenco Tonico Pereira, Raquel Rennhack e Vitor Falcon. O filme é uma adaptação do livro “Uma Ideia Toda Azul”, da premiada escritora Marina Colasanti, publicado em 1979, com direção de Luis Fernando Bruno e Isabella Secchin.
Esta obra dialoga não somente com o público infantojuvenil, mas com todos os demais leitores. O “maravilhoso” e o “fantástico” são ferramentas da autora para abordar o prazer e as emoções como elementos capazes de agir no inconsciente e permitir a elaboração de conflitos humanos universais.
O livro de Marina Colasanti resgata toda a população de reis, rainhas, princesas e fadas que costumavam povoar os contos tradicionais, mas desmistificando este reino mágico: se por um lado alguns contos conduzem a soluções através do fantástico e maravilhoso, por outro mostram que não há fantasia capaz de solucionar alguns conflitos, como se vê no conto “Um espinho de marfim”, que narra a história de uma princesa apaixonada por um unicórnio, e dá nome ao filme.
Post Patrocinado
A adaptação e o roteiro, de Luis Fernando Bruno, Isabella Secchin e Yoya Wursch (roteirista com longa trajetória em filmes para o público infantojuvenil), rompem com o direcionismo didático da criatividade e, seguindo o clima proposto por Colasanti, saem da periferia dos sentimentos para alcançar o espectador em suas estruturas mais profundas, naquelas que perduram porque não dependem do tempo cronológico.
Em uma época de transformações velozes, a realidade externa está em constante mudança mas a interna, feita de medos e fantasias, muitas vezes se mantém inalterada, e é com essa camada mais oculta que dialogam os seres míticos, interagindo com o inconsciente.
Serviço
Transmissão on-line.
Datas: 25 a 28/3/21. Quinta a domingo, 19h30.
Classificação: Livre.
YouTube: Canal Um Espinho de Marfim.