"Todo Mundo Quer Ser Dona Margarida (?)" ganha versão ao vivo e online a partir de 25 de julho

A partir de 25 de julho, sábado, 19h, o ator Abílio Tavares estreia no YouTube o espetáculo “Todo Mundo quer ser dona Margarida (?)”. Dona Margarida é a nova professora do quinto ano primário. Em sua sala de aula, pouco se fala em liberdade ou autonomia. Autoritária, centralizadora e altamente provocativa, a personagem foi criada em 1971 pelo dramaturgo Roberto Athayde em Apareceu a Margarida, texto escrito no contexto da ditadura civil-militar brasileira e que logo se tornou um fenômeno de encenações dentro e fora do Brasil.

Dona Margarida é a nova professora do quinto ano primário que chega para preparar os alunos para o temido exame de admissão ao ginásio, segundo ela, a “prova mais terrível de quantas já fizeram até hoje”. Nessa releitura em 2020, com a participação de antigos companheiros na equipe de criação e de jovens artistas na pesquisa e colaboração para a direção cênica e a ação pedagógica, é o sétimo reencontro de Abílio Tavares com Apareceu a Margarida.

Ensaiando desde janeiro para estreia em julho deste ano, no teatro convencional, o processo foi interrompido em março em função da pandemia e foi totalmente refeito, agora, para essa versão online.

Foto: Jefferson Vanzo.

Ficha Técnica

Pesquisa e Colaboração para Direção Cênica: Ewerton Correia. Ação Pedagógica e Dramaturgismo: Nicolas Isso. Consultoria Pedagógica: Paula Zurawski. Consultoria em Direção de Arte: Marco Lima. Assistência de Coordenação Geral: Karina Cardoso. Concepção, Viabilização, Coordenação Geral do Projeto e Atuação: Abílio Tavares.

Serviço

Data: 25/7 a 25/8. Sábados e domingos, 19h. Sessões exibidas ao vivo.

Classificação: 12 anos.

Confira no YouTube.

Compartilhe!