O Portal da Arte Brasileira

Theatro Municipal do Rio de Janeiro inaugura mostra itinerante em 4 de novembro

0 11

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro rompe as barreiras do seu prédio histórico no Centro da capital fluminense e leva um pouco da sua trajetória para todo o Estado.  É o novo projeto “Theatro Municipal em turnê”, que começa na Imprensa Oficial, em Niterói. A exposição itinerante inaugura no dia 4 de novembro e vai mostrar ao público uma parte da magnitude deste teatro tão importante do Brasil.

Neste circuito da exposição itinerante serão revelados diversos momentos de um dos maiores teatros do país: desde a construção e inauguração, em 1909, até os dias atuais. Pelos painéis, o público vai poder ter contato com os projetos originais do Theatro, fruto do concurso finalizado em 1904, além das pinturas e esculturas que adornam o prédio, de artistas como Eliseu Visconti e Rodolfo Amoedo. Clássicos como “O Lago dos Cisnes” e “O Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky, “II Trovatore”, de Giuseppe Verdi e “O Guarany”, de Carlos Gomes também são relembrados em textos e fotos.

Fazendo um paralelo com o contemporâneo, as reformas pelas quais o Theatro passou estão presentes – como a de 2008 – lembrando o quanto é importante a preservação desse rico patrimônio. Os três corpos artísticos do TMRJ – o Corpo de Baile, o Coro e a Orquestra Sinfônica, todos foram criados na década de 1930 e também serão homenageados na exposição. Nomes como Francisco Braga, primeiro maestro titular da OSTM, passando pelas bailarinas Maria Olenewa, Ana Botafogo, entre tantas outras estrelas, marcaram a história do Municipal. A duração do percurso da exposição leva em média 40 minutos e será um marco importante na trajetória do Municipal.

Post Patrocinado

Foto: Fred Pontes.

Serviço

Local: Sala de Cultura Leila Diniz – Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro – Rua Prof. Heitor Carrilho, 81 – Centro – Niterói.

Abertura: 4/11. Quinta, 10h (convidados) e 5/11. Sexta, 9h (público).

Visitação: Segundas a sextas, 9h às 16h.

Ingressos: Grátis.

Classificação: Livre.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X