Theatro Municipal do Rio de Janeiro completa 111 anos com festa virtual

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro comemora 111 anos de existência com uma intensa programação virtual em todo o mês de julho, em especial na data de aniversário, comemorada em 14 de julho. A celebração, com patrocínio Ouro Vale e Petrobras, começou no início do mês nas redes e no site do Municipal com homenagens de personalidades importantes da cultura carioca e de grandes nomes das artes no país.

Até o fim de mês serão publicados 111 depoimentos, com vídeos de parabéns ao Theatro gravados em casa, como de Gilberto Gil, Glória Pires, do maestro Isaac Karabitchevsky, Tatiana Leskova, Fafá de Belém, Haroldo Costa, Vera Fischer, Totia Meireles, Renata Sorrah, Marcelo Antony, Ary Coslov, João Donato, Toni Garrido, Márcio Garcia, Alcione, Lenine, entre muitas outras personalidades. Funcionários do Theatro também entraram na festa. Desde os primeiros bailarinos Ana Botafogo e Cícero Gomes, até a camareira mais antiga, há 23 anos no Theatro, Leila Melo e a bailarina Irene Orazem, que começou na escola aos oito anos e hoje, aos 80 anos, é chefe de figurino. É a funcionária na ativa mais antiga, está há 72 anos no Theatro. Irene fez parte do Corpo de Baile na temporada do Lago dos Cisnes no Municipal, em 1959.

Na série gravações históricas, uma edição especial com gravações de cantores que participaram da primeira temporada lírica do Theatro Municipal, em 1910.

Educativo

O setor educativo do Theatro preparou um Quiz para crianças que será lançado no dia 14 e disponibilizado gratuitamente ao público através das redes sociais e do site. O Quiz “Advinha quem é?” consiste em mostrar a imagem de um camafeu com a de grandes figuras do mundo das artes, (escritores, dramaturgos e compositores) e ver se a criança descobre quem é.Também será lançada a Copa de fotografia 2020, evento que reúne fotógrafos de todo o estado, entre profissionais e amadores. É um concurso com tema específico que existe desde 2018 e o Theatro Municipal foi parte da Copa de Fotografia nos anos anteriores. A edição 2020 terá duas categorias: 1. Os participantes dos anos anteriores podem inscrever uma foto antiga, que não tenha participado dos outros concursos. 2. A categoria Lembrança do Municipal. Nessa o público enviará uma foto do acervo pessoal de um registro no Municipal do Rio de Janeiro, que tenha sido feito em uma visita guiada ou em um espetáculo e que seja publicada nas redes sociais com a #111anostheatromunicipal. As melhores fotos serão expostas nas nossas redes e concorrerão a prêmios de 1º, 2º e 3° lugares.

Orquestra Sinfônica

Músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e convidada vão apresentar mais uma obra adaptada para um ritmo brasileiro muito carioca: o samba! Primeiro movimento do concerto para dois violinos em Ré Menor de Bach com a ilustre apresentação de Tamara Barquette, William Doyle, Rafael Belo, Nayara Tamarozi e Sérgio Naidin.  Haverá ainda outro vídeo feito especialmente para a data. É do coral “Jesus, alegria dos homens”, última parte da Cantata BWV147, de Bach.

Dança

A Escola Estadual de Dança Maria Olenewa com 93 anos de existência, que faz parte do Theatro, também vai participar da festa dos 111 anos.

Exposição

O Centro de Documentação disponibilizará também uma exposição sobre Antônio Francisco Braga, o primeiro maestro da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal.

Foto: Gui Maia.

Acompanhe nas Redes Sociais

Site: http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/

Compartilhe!