O Portal da Arte Brasileira

Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta “Ópera de Câmara Série Vozes Femininas”

0 8

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, através do patrocínio Ouro Petrobras apresenta “Ópera de Câmara Série Vozes Femininas”, com duas apresentações on-line e gratuitas à população, em 2 e 3 de julho.

 A primeira, “Armida Abbandonata”, de Händel, e a segunda, “Arianna a Naxos” de Haydn, ambas em formato audiovisual, serão mostradas em versão encenada com grandes artistas líricas brasileiras como Ludmilla Bauerfeldt e Luisa Francesconi. Com regência da maestrina Priscila Bomfim e concepção e direção artística do maestro Ira Levin, no programa, as duas obras serão apresentadas com a participação da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e com direção de Julianna Santos.

“Armida Abbandonata” de Händel foi apresentada ao público pela primeira vez em 1711 e é inspirada no épico “Gerusalemme Liberata” do poeta renascentista Torquato Tasso. O mito de derivação tassiana inspirou compositores e se tornou tema presente em diversas óperas. Entre árias e recitativos Händel demonstra em sua obra o leque de reações da personagem e exibe a profundidade de sentimentos típicos das suas cantatas dedicadas as figuras femininas.

Post Patrocinado

A famosa lenda antiga da princesa Ariadne, que foi abandonada por seu amado Teseu, é um dos temas favoritos na história da ópera. Em sua obra “Arianna a Naxos”, provavelmente escrita no final de 1789, Haydn teve sucesso na elaboração de um drama psicológico cativante de uma das mulheres mais profundamente feridas da mitologia grega. Em dois recitativos e duas árias, a princesa deve suportar tudo, da traição à ira, da tristeza ao amor desesperado de uma maneira musicalmente enfática.

Foto: Lipe Portinho.

Serviço

Transmissão on-line.

Datas: 2 e 3/7. Sexta e sábado, 18h.

Classificação: Livre.

Facebook: Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

YouTube: Canal Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X