Theatro Municipal de São Paulo oferece curso sobre ópera na internet

Como surge a ópera? Como funcionam as tramas? Quais as formas musicais que sustentam este gênero artístico? O Theatro Municipal de São Paulo, ligado à Secretaria Municipal de Cultura, é reconhecido por suas temporadas líricas de excelência. Da oferta de espetáculos de acervo a novas performances de câmara de seus artistas em casa, passando pelos cursos livres. E a partir desta quarta-feira, 22 de julho, o Municipal passa a disponibilizar também o curso Iniciação à Ópera com a musicóloga Ligiana Costa, especializada em ópera barroca e apresentadora do Podcast do Theatro Municipal.

Com doutorado pelas Universidades de Tours (França) e Milão (Itália), ela conduz um curso livre de introdução ao gênero mais longevo do teatro musical do ocidente pensado para todos os públicos. Dos ouvintes assíduos desta arte aos novatos no mundo do drama em música. Gravado pela própria apresentadora, de sua casa, agora o conteúdo estará disponível na internet e de forma gratuita, sem necessidade de cadastro.

O curso é dividido em três módulos e ao todo serão seis aulas, oferecidas às quartas-feiras, às 19h. Uma por semana. Cada episódio tem duração de até 30 minutos. Do surgimento da ópera, passando pela dramaturgia chegando até as vozes.

Confira o primeiro episódio

Serviço

Data: Até 2/9. Todas as quartas.

Disponível no YouTube.

Compartilhe!