Theatro Municipal de São Paulo exibe a ópera O Cavaleiro da Rosa na internet

O canal do Theatro Municipal de São Paulo no YouTube exibe nesta sexta-feira, 17 de julho, a ópera O Cavaleiro da Rosa, do compositor alemão Richard Strauss com libreto de Hugo von Hofmannsthal. A transmissão começa às 20h e o conteúdo ficará disponível por um mês para o público ver e rever quando quiser, de graça e sem necessidade de cadastro.

O público ainda pode baixar um livro com informações da ópera. A gravação foi feita pela TV Cultura, emissora parceira do Theatro Municipal, e conta com legenda em português. O espetáculo tem 4 horas de duração e agora pode ser apreciado no conforto de casa.

Uma história de amor entre encontros e desencontros com tom de comédia. Encenada em junho de 2018 no palco do Theatro Municipal, a montagem traz a Orquestra Sinfônica Municipal, o Coral Paulistano, sob a batuta da maestrina Naomi Munakata (1955-2020), regente titular à época, e destacados solistas, incluindo internacionais. A direção musical e regência é do maestro Roberto Minczuk e a direção cênica do argentino Pablo Maritano. Os cenários de Italo Grassi, figurinos de Fábio Namatame e a iluminação de Caetano Vilela.

Dividida em três atos, a história se passa na Viena da Belle Époque, no início do século 20. Marechala Marie Therese von Werdenberg é uma mulher madura e aqui interpretada pela soprano argentina Carla Filipcic Holm, tem como amante o jovem inexperiente Octavian, de 17 anos – um papel travestido, escrito por Strauss para ser interpretado por cantoras – a cargo da mezzo soprano Luisa Francesconi. O alemão Dirk Aleschus (baixo) é o Barão Ochs, primo de Marechala, e este ama Sophie, uma dama representada pela soprano russa Elena Gorshunova.

Serviço

Data: 17/7. Sexta, 20h.

Transmissão no YouTube

Compartilhe!