Theatro Municipal de São Paulo disponibiliza “A Sagração da Primavera” com o Balé da Cidade de São Paulo no YouTube

A partir de 10 de julho, o Theatro Municipal de São Paulo, transmite o espetáculo A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky, que o Balé da Cidade de São Paulo apresentou em 2018, no ano de cinquentenário do grupo, e que ganhou remontagem na temporada do ano passado após o sucesso de público e crítica.

A gravação, agora disponível na internet, foi feita pela TV Cultura, emissora parceira do Theatro Municipal. O conteúdo ficará disponível por três meses para acesso gratuito e sem necessidade de cadastro.

Na coreografia assinada por Ismael Ivo, os bailarinos executam movimentos que remetem ao primitivo, mas ao mesmo tempo sensual, embalados pela música intensa e tribal de Stravinsky. Um dos pontos altos do espetáculo são as 650 mil pétalas artificiais revestidas de veludo que caem e enchem de beleza o palco do Theatro. A trilha é executada pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM), sob direção musical e regência do maestro titular Roberto Minczuk. A cenografia é de Marcel Kaskeline, figurinos de Gabriele Frauendorf e iluminação de Marisa Bentivegna.

A composição de Igor Stravinsky é uma obra-matriz e fonte da música do século 20. Uma obra centenária que marca a genial parceria entre o compositor, o bailarino e coreógrafo Vaslav Nijinsky e Nicolas Roerich, este responsável pela montagem, incluindo os figurinos, que estreou em Paris, no Théâtre des Champs Elysées, na noite de 29 de maio de 1913. Trata-se de uma peça que mudou os rumos da história da música. Conta a história do sacrifício de uma virgem ao deus da primavera.

Foto: Fabiana Stig.

Confira no YouTube

Compartilhe!