Theatro Municipal de São Paulo apresenta “Fantasmagoria Theatro Municipal” até 31 de outubro
Para comemorar os 110 anos do Theatro Municipal de São Paulo em grande estilo, os diretores Daniela Thomas e Felipe Hirsch foram convidados pela direção do Municipal a criar o “Fantasmagoria Theatro Municipal”, um percurso que revela, de forma dramática, a história desse espaço centenário, em cartaz até 31 de outubro.
A atividade tem 1h20 de duração e pode ser conferida de terça a domingo, em diversos horários pré-definidos e divulgados pelo site do teatro. Cada sessão vai receber um grupo de até 30 pessoas, em cumprimento aos protocolos de segurança sanitária do Theatro.
O percurso busca despertar os sentidos do público através de apresentações em locais inusitados – ou seja, fora do palco – de elencos alternados, formados por membros dos grupos artísticos do Theatro – Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade, Quarteto de Cordas, Coral Paulistano e Coral Lírico. Os artistas apresentam extratos de obras já interpretadas na casa, como árias, aberturas e trechos de coreografias. Ao longo do circuito, estão expostas peças do acervo do Municipal, como objetos de cena, figurinos de óperas e balés desenhados por nomes como Flávio de Carvalho e Santa Rosa, de antigas montagens operísticas e apresentações do Balé da Cidade da primeira metade do século 20. A exposição também traz elementos que remetem aos principais fatos que tiveram o Theatro Municipal como palco, como a Semana de Arte Moderna de 22. Aparatos audiovisuais dispostos em diferentes pontos da casa permitem ao visitante conhecer parte da história do edifício tombado e de seu entorno.
Post Patrocinado
O circuito convida a refletir sobre a função e a vocação desse espaço cultural em nossa sociedade. A visita guiada começa no saguão, passa pelas escadarias, dirige-se ao balcão nobre e às varandas laterais do edifício, e segue, através dos bastidores, até o palco da Sala de Espetáculos, onde termina a jornada. No passeio, o público encontra performances de integrantes do Balé da Cidade de São Paulo, canções interpretadas pelo Coral Paulistano e Coro Lírico e obras do repertório sinfônico e camerístico tocadas pelos músicos dos demais grupos artísticos do Theatro, como a Orquestra Sinfônica Municipal, a Experimental de Repertório e o Quarteto de Cordas.
Foto: Rafael Salvador.
Serviço
Local: Theatro Municipal de São Paulo – Praça Ramos de Azevedo, s/n, Sé – São Paulo.
Data: Até 31/10. Terças a domingos. Horários pré-divulgados no site do Theatro.
Ingressos: R$10,00 a R$30,00.
Classificação: Livre.
Link para ingressos: www.theatromunicipal.org.br.