“Terça Aberta” na Quarentena traz trabalhos de Bruna Betito, Laura Fajngold e Tatiana Guimarães

Três trabalhos inéditos que mesclam autobiografia e ficção – “VACA”, de Bruna Betito, “Esboço: Em busca da grande cena”, de Laura Fajngold, e “Breve”, de Tatiana Guimarães –, compõem as apresentações ‘ao vivo-online’da Terça Aberta na Quarentena de agosto, que acontece via plataforma Zoom, no próximo dia 18 de agosto, 19h. A proposta, que a Cia Fragmento de Dança desenvolve desde 2016, acolhe processos artísticos de dança, teatro e performance, e ganha na pandemia uma outra “cara”, desafiando os modos de compartilhamento e formas de construir a fruição e o debate entre artistas e público na virtualidade.

Em “VACA”, a atriz, performer e professora Bruna Betito discorre sobre o universo das amantes, essa figura transgressora e indissociável ao casamento, condenada e sem direito de defesa. Com dramaturgia de Debora Rebecchi, preparação corporal de Thiane Nascimento e orientação cênica de Janaína Leite, o trabalho, ainda em processo de criação, tem como ponto de partida a autobiografia da atriz, deslocada para um universo onírico, surreal e mitológico.

Já “Esboço: Em busca da grande cena”, criação de Laura Fajngold, é uma performance vista a partir de um campo ampliado, como uma plataforma de comunicação aberta. Em diálogo com um suposto diretor/a, a personagem – uma atriz que se prepara para a grande cena -, compartilha seus questionamentos sobre a composição da personagem e suas contradições, demonstra seus repertórios cênicos e memórias e vai estabelecendo relações que confundem realidade e ficção. Laura Fajngold conta com a atriz Janaina Leite como provocadora para a criação do trabalho.

A pesquisa de “Breve”, também em processo, parte de história autobiográfica da avó de uma das diretoras do Núcleo Micromovimentos Dança&Cinema, Tatiana Guimarães, estabelecendo uma estreita relação com a situação macropolítica do Brasil, do fim da ditadura militar até os dias atuais.

A composição dos trabalhos da noite e a mediação da conversa são feitas por Janaina Leite (Grupo XIX de Teatro) e Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança).

Para assistir é necessário fazer inscrição no link https://bit.ly/tercaabertaagosto e no dia do evento, será enviado um link para acesso à plataforma ZOOM, por e-mail e telefone. Artistas interessados em compartilhar seus trabalhos podem se inscrever no site https://www.ciafragmentodedanca.com.br/

Serviço

Plataforma Zoom

Data: 18/8. Terça, 19h.

Inscrições no Link:  https://bit.ly/tercaabertaagosto

Compartilhe!