Tarsila do Amaral, Antropofagia (1969)

A partir de 22 de outubro, os visitantes da Pinacoteca ganharão uma grande presente. A instituição exibe  a exposição Galeria José e Paulina Nemirovsky – Arte Moderna.  Dentre os quadros exibidos, está Antropofagia (1929) de Tarsila do Amaral.

 

Ernesto de Fiori, Homem Andando

A discípula de Fernando Léger não é a único destaque. A mostra, instalada no primeiro andar, enfoca momentos do Modernismo no Brasil: as inovações formais do primeiro Modernismo (de Tarsila e Lasar Segall), a preocupação com questões sociais que marca a obra de Portinari e Di Cavalcanti, o interesse pelos artistas autodidatas ou treinados fora das academias de arte (como Volpi, Pancetti e José Antonio da Silva), a emergência da abstração lírica e geométrica.

“Essa é uma exposição única e especial, que percorre grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro do século XX. Sem contar que ampliamos de 49 para 110 obras essa mostra, todas emblemáticas e de reconhecimento internacional. Estamos muito satisfeitos de oferecer esse panorama da arte brasileira para os visitantes do museu”, disse a curadora Valéria Piccoli.

Galeria José e Paulina Nemirovsky – Arte Moderna é uma mostra de longa duração. Fica em cartaz até 26 de agosto de 2016. O ingresso custa R$ 6. Estudantes pagam meia-entrada.

  • Pinacoteca do Estado de São Paulo – Luz – Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo
    (11) 3324-1000
    + Ver mapa
  • 22/10/2016 a 26/08/2019
  • Quarta a segunda: 10h às 17h30.
  • Entrada gratuita.

 

Compartilhe!