[Teatro] “Zibaldone” inicia curta temporada na Oficina Cultural Oswald de Andrade em 21 de agosto

[Teatro] “Zibaldone” inicia curta temporada na Oficina Cultural Oswald de Andrade em 21 de agosto

“Zibaldone” estreia na Oficina Cultural Oswald de Andrade em 21 de agosto para curta temporada. Versos, prosa e diálogos que se tornaram mundialmente conhecidos de Giacomo Leopardi (1798–1837) poeta, ensaísta e filólogo italiano, considerado o maior poeta italiano do século XIX e um dos maiores do romantismo literário ocidental ganham as vozes de Adriana Londoño e Clovys Torres no palco.

O espetáculo é uma experiência teatral radical sustentada apenas na palavra do poeta e no corpo dos atores. Sem recursos de luz ou trilha sonora, num espaço cênico que leva os espectadores ao palco, os atores usam a dança, o teatro, a performance e a poesia para articular, por meio dos textos de Leopardi questões de qualquer ser humano no início do século 21: amor, morte, poder. “É poesia dita ao pé do ouvido”, diz Aimar Labaki, responsável pela encenação.

A montagem foi concebida para permitir aos atores pleno domínio da apresentação, sem depender de recursos externos. Assim a iluminação é mínima e não há trilha gravada. Os poucos objetos utilizados se resumem aos necessários para a plena comunicação de uma poesia que não prima pela exuberância, mas pela tranquilidade de sua dicção. E por trechos escolhidos de prosa, diálogos, cartas, diários ou pensamentos que, ainda que altamente provocadores, também não buscam no exótico sua força. Ao contrário, colados ao cotidiano de existência, aspiram à transcendência encontrável no próprio corpo e no diálogo com o outro.

Foto: Gal Oppido.

Serviço

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo.

Temporada: 21/8 a 12/9. – Quartas e quintas-feiras, 20h.

Ingressos: Grátis.

Classificação: 10 anos.

Sem comentários

Insira um Comentário