[Teatro] “Van Gogh por Gauguin” estreia em 22 de abril no Teatro Sergio Cardoso

[Teatro] “Van Gogh por Gauguin” estreia em 22 de abril no Teatro Sergio Cardoso

Relação complexa entre Van Gogh e Gauguin aparece de forma poética em ficção de Thelma Guedes com direção de Roberto Lage.

Escrito por Thelma Guedes para o diretor Roberto Lage, o espetáculo “Van Gogh por Gauguin” é uma criação na qual Gauguin, em um agonizante delírio, vive sob o peso de sua responsabilidade em relação ao final de vida trágico do amigo Vincent. A peça, que estreia no dia 22 de abril, segunda, 20h, personifica de forma poética, simbólica e onírica os conflitos e a admiração incondicional entre os pintores.

Como não se trata de um espetáculo biográfico, mas de um encontro ficcional entre os artistas – vividos por Alex Morenno e Augusto Zacchi, respectivamente -, a direção priorizou o trabalho de interpretação para criar um universo cênico que remeta aos padrões cromáticos dos dois pintores, levando o espectador a refletir sobre o que levou essa grande amizade a um trágico fim. Tendo como apoio a pesquisa biográfica que traz à luz, sobretudo, os pensamentos artísticos divergentes de ambos, a peça privilegia questões humanas com a força de seu alcance na vida dos criadores.

Em um febril período de apenas dois meses, em que eles dividem a pequena Casa Amarela, em Arles, na isolada região rural francesa, vivendo e pintando juntos, as profundas diferenças de temperamento e de visão artística provocam embates, muitas vezes violentos, culminando no famoso e terrível desfecho no qual, após uma forte discussão, Paul decide partir de volta a Paris e Vincent reage, intempestivamente, decepando a própria orelha.

 

Ficha Técnica

Texto: Thelma Guedes.

Direção: Roberto Lage.

Elenco: Alex Morenno e Augusto Zacchi.

 

Serviço

Local: Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo.

Estreia: 22/4. Segunda, 20h.

Temporada: 22/4 a 10/6. Sábados, 18h30. Domingos, 19h. Segundas, 20h.

Ingressos: R$ 50,00 (inteira), R$25,00 (meia-entrada).

Classificação: 14 anos.

Informações: (11) 5061-1132.

 

Sem comentários

Insira um Comentário