[Teatro] Solo “Quarto 19”, de Amanda Lyra, reestreia no dia 6 de setembro no Teatro Eva Herz

[Teatro] Solo “Quarto 19”, de Amanda Lyra, reestreia no dia 6 de setembro no Teatro Eva Herz

O espetáculo “Quarto 19”, solo de Amanda Lyra reestreia dia 6 de setembro no Teatro Eva Herz. A peça é construída a partir do conto “No Quarto Dezenove” (To Room Nineteen), da escritora britânica Doris Lessing (1919-2013), prêmio Nobel de Literatura em 2007. As questões abordadas pelo texto e pela encenação dizem respeito principalmente às mulheres, mas não só elas.

Nesse conto, Lessing aborda com simplicidade e força alguns de seus temas mais persistentes, como o cabo de força entre o desejo humano e os imperativos do amor, da traição e da ideologia, as tensões entre o doméstico e a liberdade, a responsabilidade e a independência. A construção da identidade, o trabalho para estabelecê-la, defini-la e refiná-lá, talvez seja o fio que liga toda a obra de Lessing.

A personagem do conto está consciente de que é prisioneira de alguma coisa maior e, em seu discernimento embotado, passa a acreditar que está doente. Mas o mal que a aflige está também – e talvez principalmente – no âmago da sociedade, e não só em algum lugar escondido das anomalias individuais. A personagem vive assim a luta silenciosa de muitas outras mulheres. Uma luta gigante, onde o desejo de autenticidade se vê barrado por princípios e modelos culturais.

Foto: Cris Lyra.

Ficha Técnica

Idealização, tradução e atuação: Amanda Lyra.

Direção: Leonardo Moreira.

Serviço

Local: Teatro Eva Herz – Avenida Paulista, 2073 – Cerqueira César – São Paulo.

Temporada: 6/9 a 18/10. Sextas-feiras, 21h.

Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada).

Classificação: 16 anos.

Informações: (11) 3170-4059.

Sem comentários

Insira um Comentário