[Teatro – RJ] “Yabá – Mulheres Negras” estreia em 12 de março no Teatro Firjan Sesi Centro

[Teatro – RJ] “Yabá – Mulheres Negras” estreia em 12 de março no Teatro Firjan Sesi Centro

Uma encruzilhada onde dez mulheres negras se encontram. Este é o ponto de partida do espetáculo “Yabá – Mulheres Negras”, que estreia em 12 de março no Teatro Firjan Sesi, no Centro. Idealizada por Rodrigo França e dirigida por Luiza Loroza, a montagem apresenta no texto de Maíra Oliveira as características ancestrais, cada uma referente à determinada Òrìxà, cultuada pelos povos Yorubás e sua diáspora, através do diálogo conduzido por estas mulheres negras.

A construção dramatúrgica demonstra em fatos que, independente da classe social ou idade, a vida de qualquer mulher negra é composta por muitos pontos de intercessão. A encenação propõe concretamente o movimento de circularização do tempo, a performatividade das manifestações de matriz africana e suas ressignificações na diáspora que constroem o corpo cênico, tornando menos perceptivo o trânsito entre o “real” e o “ritual”.

Através de uma narrativa não hegemônica, a pesquisa partiu do afro-futurismo em conexão com o saber ancestral encontrado nas diversas poéticas diaspóricas que permeiam o Ser Negro: jazz, blues, samba, funk, rap e o candomblé.

 

Foto: Natália dos Anjos.

 

Ficha Técnica

Texto: Maíra Oliveira.

Direção: Luiza Loroza.

Idealização e Co-direção: Rodrigo França.

Assistente de Direção: Lorena Lima.

Elenco: Ariane Hime, Dja Marthins, Gabriela Dias, Gabriela Loran, Jeniffer Dias, Kênia Bárbara, Luellem de Castro, Mery Delmond, Nady Oliveira, Polly Marinho, Sol Miranda e Valéria Monã.

Musicistas: Beà, Ana Magalhães e Rosa Sax.

Direção Musical: Beà.

 

Serviço

Local: Teatro Firjan Sesi Centro – Av. Graça Aranha, nº 01 – Centro – Rio de Janeiro

Temporada: 12/3 a 12/4. Quinta a sábado, 19h. Domingo, 18h.

Ingressos: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia-entrada).

Classificação: 16 anos.

Informações: (21) 2563-4163.

Sem comentários

Insira um Comentário