
Uma encruzilhada onde dez mulheres negras se encontram. Este é o ponto de partida do espetáculo “Yabá – Mulheres Negras”, que estreia em 12 de março no Teatro Firjan Sesi, no Centro. Idealizada por Rodrigo França e dirigida por Luiza Loroza, a montagem apresenta no texto de Maíra Oliveira as características ancestrais, cada uma referente à determinada Òrìxà, cultuada pelos povos Yorubás e sua diáspora, através do diálogo conduzido por estas mulheres negras.
A construção dramatúrgica demonstra em fatos que, independente da classe social ou idade, a vida de qualquer mulher negra é composta por muitos pontos de intercessão. A encenação propõe concretamente o movimento de circularização do tempo, a performatividade das manifestações de matriz africana e suas ressignificações na diáspora que constroem o corpo cênico, tornando menos perceptivo o trânsito entre o “real” e o “ritual”.
Através de uma narrativa não hegemônica, a pesquisa partiu do afro-futurismo em conexão com o saber ancestral encontrado nas diversas poéticas diaspóricas que permeiam o Ser Negro: jazz, blues, samba, funk, rap e o candomblé.
Foto: Natália dos Anjos.
Ficha Técnica
Texto: Maíra Oliveira.
Direção: Luiza Loroza.
Idealização e Co-direção: Rodrigo França.
Assistente de Direção: Lorena Lima.
Elenco: Ariane Hime, Dja Marthins, Gabriela Dias, Gabriela Loran, Jeniffer Dias, Kênia Bárbara, Luellem de Castro, Mery Delmond, Nady Oliveira, Polly Marinho, Sol Miranda e Valéria Monã.
Musicistas: Beà, Ana Magalhães e Rosa Sax.
Direção Musical: Beà.
Serviço
Local: Teatro Firjan Sesi Centro – Av. Graça Aranha, nº 01 – Centro – Rio de Janeiro
Temporada: 12/3 a 12/4. Quinta a sábado, 19h. Domingo, 18h.
Ingressos: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia-entrada).
Classificação: 16 anos.
Informações: (21) 2563-4163.