O Teatro Firjan SESI Jacarepaguá recebe a peça “Lima entre nós” até 15 de fevereiro. A obra de Afonso Henriques de Lima Barreto se apresenta como indispensável, propiciando uma rica discussão sobre o papel do negro na literatura e sobre como suas complexidades existenciais lidam com as dificuldades e barreiras impostas pela sociedade. Seu legado aborda as diferenças sociais, raciais e religiosas criadas pelos próprios homens que lutam para mantê-las ou combatê-las.

A palavra “nós” foi escolhida para fazer parte do título do espetáculo, servindo tanto ao desejo de revelar a complexa teia em que se apoia o racismo estrutural brasileiro e suas consequências nas subjetividades de cada indivíduo, quanto ao propósito de aproximar o público do célebre autor, por vezes ignorado.

 Mais atual do que nunca, Lima Barreto criou obras para discutir o racismo, escreveu artigos em defesa das mulheres e criticou a forma como parte da sociedade se curva diante dos modismos internacionais em detrimento dos hábitos e costumes de sua matriz cultural.

Foto: Daniel Barboza  

Ficha Técnica

Texto: Leandro Santanna e Márcia do Valle.

Direção: Márcia do Valle.

Elenco: Leandro Santanna.

Serviço

Local: Teatro Firjan SESI Jacarepaguá – Avenida Geremário Dantas, 940 – Jacarepaguá – Rio de Janeiro.

Temporada: 15/2. Quinta a sábado, 20h.

Ingressos: R$ 20,00.

Classificação: 12 anos.

Compartilhe!