O espetáculo “Maria!” inicia temporada no Espaço II do Teatro Solar de Botafogo em 6 de março. A peça é uma organização das crônicas e canções de Antônio Maria. Juntos Claudio Mendes e Maria Clara, violoncelista, costuram o texto e as músicas construindo um enredo que revelam numa autobiografia cênica, a vida e a obra do poeta. 

O tempo cronológico do espetáculo é o de um dia na vida de Maria, o dia de seu aniversário, mas suas lembranças é que dão o tom biográfico que cria o enredo da peça. “Maria!” resgata o poeta e o traz de volta à luz às vésperas da comemoração do seu centenário. Em cena, Claudio Mendes atua acompanhado pela violoncelista Maria Clara Valle. A direção é de Inez Viana.

O espetáculo começa com o artista voltando para casa, um apartamento de quarto e sala em Copacabana, com o dia amanhecendo, vindo de mais uma noitada boêmia. Faz uma ode ao Rio de Janeiro, cidade que escolheu para viver e também critica seu abandono. Antes de dormir fala sobre cansaço, velhice e sua vida irrequieta. Adormece, enfim, e ao acordar entre as várias tarefas que tem para cumprir, escrevendo crônicas para a rádio e para o jornal, conversa sobre feiura, velhice, solidão, amor, trabalho, dívidas, insatisfações.

Foto: Claudia Ribeiro.

Serviço

Local: Espaço II do Teatro Solar de Botafogo – Rua General Polidoro, 180 – Botafogo – Rio de Janeiro.

Temporada: 6 a 29/3. Sextas, 17h. Sábados e domingos, 20h.

Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada).

Classificação: Livre.

Compartilhe!