Até 14 de outubro, o CCBB celebra seus 30 anos reunindo cinco das principais companhias de teatro do país que já passaram pelo centro cultural. A mostra “CCBB 30 anos de Cias.” trará ao palco do CCBB a Cia. dos Atores, Cia. Dos à Deux, Cia PeQuod, Aquela Cia. de Teatro e a Artesanal Cia. de Teatro. Cada uma vai apresentar seus espetáculos (dois infantis e seis adultos) mais consagrados, colocando em cena um significativo painel das artes cênicas nacional.

Curador da mostra, o produtor Sergio Saboya considera que o projeto é uma grande homenagem aos que se dedicam às artes cênicas. Na segunda semana da mostra, a Cia. dos Atores apresenta “Insetos” e “Conselho de classe”, espetáculos que marcam a parceria do grupo com o dramaturgo Jô Bilac. Desde 2005, Marco André Nunes e Pedro Kosovski vêm desenvolvendo, ao lado de outros artistas, uma linguagem cênica própria com a Aquela Cia. de Teatro.

Premiado em diversas categorias dos prêmios Shell, APTR, Cesgranrio e Questão de Crítica, “Caranguejo overdrive” (2016) conta a história de um ex-catador de caranguejos no mangue carioca. A Cia PeQuod, por sua vez, apresenta um espetáculo adulto e outro infantil. Em “A chegada de Lampião ao inferno”, a Cia. mergulha de cabeça na cultura brasileira para criar um espetáculo em que funde tradição e modernidade.

Foto: Elisa Mendes.

Serviço

Local: CCBB – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro.

Temporada: Até 14/10. Programação completa em http://culturabancodobrasil.com.br

Compartilhe!