Dirigido por Herbert Bianchi, “Projeto Revide” explora o teatro documentário para revelar cenário da violência no Brasil.  Com dramaturgia criada a partir de depoimentos reais, espetáculo estreia no dia 3 de agosto no Teatro Cacilda Becker.

A montagem é fruto de uma pesquisa iniciada na oficina de verbatim – técnica de teatro documentário que consiste em reproduzir depoimentos reais em cena. Para compor a dramaturgia, foram feitas mais de 50 entrevistas com pessoas de diferentes lugares, origens e profissões, tentando compreender as raízes dessa questão que sempre fez parte do nosso cotidiano.

O espetáculo reproduz depoimentos de pessoas como uma aposentada que não sai mais de casa, um ex-integrante de uma facção criminosa, um policial condecorado duas vezes, uma deputada que pretende armar a população, um ex-viciado que esfaqueou a mulher e um jovem sonhador que vive na região mais violenta da cidade.

Essas histórias formam um painel do atual cenário da violência no Brasil. Entrelaçando entrevistas com fatos históricos, a peça desarquiva alguns casos que marcaram a trajetória do nosso país, lançando um olhar sobre uma questão que sempre fez parte do nosso cotidiano. Pontos de vista inusitados e surpreendentes convidam o espectador a refletir sobre os motivos que fazem do Brasil um dos países mais violentos do mundo.

Foto: Leekyung Kim.

Ficha Técnica

Dramaturgia: Herbert Bianchi e Letícia Sobral.
Direção: Herbert Bianchi.
Elenco: Ariana Slivah, Carlos Moreno, Letícia Sobral, Lucas Penteado, Marina Santana, Silvia Suzy e Rodrigo Caetano.
Assistente de direção: Ediana Souza.

Serviço

Local: Teatro Cacilda Becker – Rua Tito, 295 – Lapa – São Paulo.

Temporada: 3 a 25/8. Sábados, 21h. Domingos,19h.

Ingressos: Grátis.

Classificação: 14 anos.

Compartilhe!