O Itaú Cultural apresenta nos dias 1 e 2 de junho, sábado e domingo, sessões gratuitas do espetáculo “A Invenção do Nordeste”. A montagem é uma produção do Grupo Carmin, do Rio Grande do Norte. A peça versa sobre um diretor que é contratado por uma grande produtora para selecionar um ator nordestino que possa interpretar com maestria um personagem de mesma origem. Durante o tempo da preparação, os dois atores finalistas, vindos do Rio Grande do Norte, passam a refletir sobre se existe apenas uma identidade nordestina.

A ideia do espetáculo foi da atriz e diretora Quitéria Kelly, em razão da série de reações xenófobas sofridas pelos nordestinos durante as eleições presidenciais de 2014. Inspirada na obra A Invenção do Nordeste e Outras Artes, de Durval Muniz de Albuquerque Jr., Quitéria propôs desconstruir no palco a imagem estereotipada do Nordeste e do(a) nordestino(a).

Assim, esta peça traça uma trajetória hilária e ao mesmo tempo conflitante da história recente da região. Unidade sociopolítica e cultural reconhecida por suas individualidades, o Nordeste também traz consigo os estereótipos alimentados nas últimas décadas pela literatura, cinema, música e artes visuais brasileiras.

Foto: Daniel Torres.

Serviço

Local: Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149 – Bela Vista – São Paulo.

Data: 1 e 2/6. Sábado, 20h. Domingo, 19h.

Ingressos: Grátis.

Classificação: Livre.

Compartilhe!