[Teatro] Espetáculo “As Criadas” faz curtíssima temporada no Itaú Cultural dias 17 e 18 de outubro

[Teatro] Espetáculo “As Criadas” faz curtíssima temporada no Itaú Cultural dias 17 e 18 de outubro

O espetáculo “As Criadas”  faz curtíssima temporada no Itaú Cultural dias 17 e 18 de outubro. Com texto de Jean Genet (1910-1986) a montagem trata das artimanhas de duas empregadas, Clara e Solange, contra a patroa, Madame. A peça é dirigida por Eduardo Tolentino de Araújo e conta com Clara Carvalho, Mariana Muniz e Chris Couto no elenco.

Na montagem, as empregadas trabalham no luxuoso apartamento de Madame, papel de Chris Couto, por quem nutrem ao mesmo tempo ódio e adoração. Basta que ela saia de casa para que as duas iniciem um jogo de submissão e poder em que usam as roupas, joias e maquiagens da patroa, imitando sua voz e gestos, em requintados e perversos rituais de faz-de-conta. Dia após dia, elas planejam a morte da patroa e, por meio de cartas anônimas com denúncias, acabam por levar seu amante para a prisão, mas, inesperadamente, ele é libertado e vai ao encontro de Madame. Logo as tramoias das duas são descobertas pelo casal e, sem saída, elas levam seu jogo perverso ao limite.

Como contou o diretor Eduardo Tolentino de Araújo, em recente entrevista, para a montagem da narrativa Genet se inspirou em um caso real da época em que duas irmãs mataram a patroa e a filha. A partir deste fato, ele compôs o texto sobre o exercício de poder e a relação entre opressor e oprimido, mas, ao contrário do que tudo indica, neste caso não inscrita dentro da luta de classes.

Foto: Ronaldo Gutierrez.

Serviço

Local: Itaú Cultural – Avenida Paulista, 148 – Bela Vista – São Paulo.

Data: 17 e 18/10. Quinta e sexta, 20h.

Ingressos: Grátis.

Classificação: 12 anos.

Sem comentários

Insira um Comentário