Com texto, direção e atuação de Anderson Moreira Sales, estreia curta temporada, dia 4 de junho no Espaço Parlapatões, o espetáculo “57 minutos – o tempo que dura esta peça”. Inspirada pelo livro “Ulisses”, do escritor irlandês James Joyce (1882-1941), a dramaturgia se arquiteta a partir de uma premissa simples: um morador do subúrbio de uma cidade grande sai de casa em busca de cumprir seus compromissos e retornar ao lar. A aparente banalidade da narrativa problematiza a realidade contemporânea brasileira em sua cruel complexidade ao reconhecer a grandeza escondida nas pequenas coisas para denunciar a pequenez escondida nas coisas grandes.

Em meio a um cotidiano muitas vezes cruel e violento, o personagem central da história precisa encarar a construção da sua identidade. Apesar de não ser uma adaptação de “Ulisses”, a peça se apropria de seu método de criação – Joyce escreveu cada capítulo a partir de elementos referenciais buscados na “Odisseia”, de Homero. O cenário é composto por um balcão que abriga fogão, forno e outros utensílios que permitem o preparo de uma massa de pão de queijo. O preparo é como um acordo de troca do alimento pela atenção do público.

Mas a ação de expor os ingredientes em seu formato original e uni-los para criar um outro alimento também passa por essa ideia de transformação. As camadas se constroem aos poucos. A iluminação também caminha junto com a mudança da narrativa a cada cena, inclusive a velocidade e o ritmo do texto estão em vários momentos em sintonia com o desenho da luz. Em certos pontos, ela assume funções diretas, presentificando personagens.

Foto: Pedro Mendes.

Ficha Técnica:

Texto, direção e atuação: Anderson Moreira Sales.

Iluminação: Ricardo Vivian.

Cenografia: Ricardo Vivian e Anderson Moreira Sales.

Trilha sonora: Kevin Brezolin.

 

Serviço

Local: Espaço Parlapatões – Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação – São Paulo.

Temporada: 4/6 a 10/7. Terças e quartas, 21h.

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada).

Classificação: 12 anos.

Informações: (11) 3258-4449.

Compartilhe!