A montagem “Chá e Catástrofe”, uma comédia dramática que se passa num quintal inglês, segue em cartaz até 12  de maio no Centro Cultural São Paulo. Na peça, quatro senhoras falam sobre o cotidiano, entre conversas bem-humoradas e visões apocalípticas que envolvem crimes ambientais, guerras químicas, fome e excessos humanos. No elenco estão Clarisse Abujamra, Selma Egrei, Chris Couto e Agnes Zuliani. A tradução é de Eliana Rocha e a direção de Regina Galdino.

A montagem original de Churchill, considerada a mais importante dramaturga inglesa viva, estreou há três anos no The Royal Court Theatre, em Londres, com o título de Escaped Alone. Seu texto curto, minimalista e antiutópico traz uma análise da paranoia do mundo sob o ponto de vista de uma geração de mulheres que precedeu o Facebook e o iPhone, desnudando o isolamento das pessoas na sociedade moderna e a estupidez das agressões ecológicas provocadas pelo capitalismo. As proféticas tragédias, embora surrealistas, remetem facilmente à realidade da vida contemporânea.

A história se passa durante o chá da tarde de Vi (Selma Egrei), Lena (Chris Couto) e Sally (Agnes Zuliani), quando são surpreendidas pela intrusa e misteriosa Sra. Jarrett (Clarisse Abujamra), que entra no quintal por uma abertura na cerca. Nesse prosaico encontro serão reveladas, com ironia, as dificuldades de comunicação e a solidão, além dos dramas de mulheres mais velhas, entremeados por visões ambientais catastróficas. Enquanto uma mulher revela seu segredo, que envolve o marido e uma faca de cozinha, outra desfia suas inúmeras razões para ter medo de gatos e outra mostra o bloqueio da depressão: o impacto disso sobre outras mulheres, suas filhas e netas, pode ser transformador. Apesar da ameaça perturbadora, naquele quintalzinho bucólico, elas desafiam com humor a escuridão do mundo lá fora.

Serviço

Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1.000 – Paraíso – São Paulo.

Temporada: Até 12 de maio. Sextas e sábados, 21h. Domingos, 20h.

Classificação: 14 anos.

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).

Informações: (11) 3397-4002.

Compartilhe!