“Teatro ao Redor” traz peças radiofônicas inspiradas em teatros da Praça Tiradentes

O projeto “Teatro ao Redor” é um podcast com peças radiofônicas criadas pelos atores Alex Teixeira e Clarisse Zarvos a partir de registros, entrevistas e memórias sobre salas de espetáculo ao redor de praças. Na série de estreia — com cinco episódios — eles viajam no espaço e no tempo para contar a história de teatros da Praça Tiradentes. Entre o século XIX e os dias atuais, a região abrigou mais de 40 teatros. Do São Luiz ao Teatro Real São João, passando pelo Teatro Brazilian Garden, Moulin Rouge e o Teatro Maison Moderne, que abrigava peças, roda-gigante, tiro-ao alvo, balões, fotografia, bola ao cesto, pinball e até uma jaula com leões. 

Os episódios influenciados por teatralidades do real, radio-drama e teatro épico tratam de temas como a origem da Praça Tiradentes, a demolição de salas de espetáculo, teatro de revista, os remanescentes teatros Carlos Gomes e João Caetano, cafés-concerto, salões de bilhar, incêndios de teatros, os teatros que viram cinema, e os cinemas que viram teatro, arte pública e performances que questionam as estátuas da praça. 

O podcast Teatro ao Redor vai ao ar aos sábados, às 10h, através da plataforma Spotify. 

Ficha Técnica

Texto, direção e vozes: Alex Teixeira e Clarisse Zarvos. Edição de som: Clarisse Zarvos. Participação: Jane Di Castro. Design: Alessandra Teixeira. Realização: Teatro ao Redor, Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Fundo Estadual de Cultura.

Serviço

Confira o Podcast: http://bit.ly/TeatroAoRedor 

Instagram: @teatroaoredor

Compartilhe!