O Portal da Arte Brasileira

SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo acontece de 20 a 24 de outubro

0 13

Em sua 17ª edição, a SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo, acontece de 20 a 24 de outubro na ARCA, galpão de 9 mil metros quadrados localizado na Vila Leopoldina, em São Paulo.

Acompanhando as principais movimentações e inovações do cenário artístico, a Feira estreia um modelo híbrido: a retomada das atividades presenciais se dá em consonância com o Viewing Room, espaço digital da SP-Arte, que apresenta uma consistente atuação online através de seu site , onde o público também terá acesso a um calendário atualizado com as atividades preparadas para o evento, assim como pelo Instagram da feira.

Para esta edição, está confirmada a participação de 125 expositores, entre galerias de arte e design, editoras especializadas, museus e projetos especiais que reencontram o público no novo endereço físico e no Viewing Room.

Post Patrocinado

No espaço da ARCA, a SP-Arte reúne grandes galerias nacionais e internacionais de arte. Entre as nacionais, figuram nomes como Galeria Millan (SP), Galeria Luisa Strina (SP), Bergamin & Gomide (SP), Fortes D’Aloia & Gabriel (SP – Rio), Silvia Cintra + Box 4 (RJ) Almeida & Dale Galeria de Arte (SP), Dan Galeria (SP) e Pinakotheke (SP). Também participam galerias brasileiras de projeção internacional, como Mendes Wood DM (São Paulo – NY – Bruxelas), Nara Roesler (São Paulo – NY – Rio de Janeiro) e Galeria Jaqueline Martins (São Paulo – Bruxelas). Entre as estreantes, estão jovens galerias que vêm redesenhando o circuito das artes visuais, como Quadra (RJ), HOA (SP) e Projeto Vênus (SP), com foco em artistas emergentes e práticas artísticas renovadas. E fora do eixo Rio-SP, a SP-Arte conta com a presença da Galeria Karla Osorio (Brasília) e Paulo Darzé Galeria (Salvador).

Sem perder a presença internacional de qualidade em um ano ainda complexo para viagens para o exterior, Galleria Continua (Brasil, Itália, China, Canadá, Cuba e França), Galeria de las Misiones (Uruguai), Opera Gallery (EUA), Piero Atchugarry Gallery (EUA), Marian Goodman Gallery (EUA, França e Inglaterra), Galeria de Arte Patricia Ready (Chile) e Galería SUR (Uruguai), participante da SP-Arte desde a sua primeira edição, figuram entre as galerias estrangeiras presentes nesta edição.

No espaço anexo à ARCA, o STATE, as editoras de arte Cobogó, Ubu, Familia Editions, Ikrek e Taschen, BEI, ArtNexus, Desapê, Edições SESC, Fotô Editorial e Olhares marcam presença com livros de artista e publicações especializadas.

O Viewing Room dessa edição expande os limites físicos e reúne galerias de arte, design e uma rede de projetos especiais que integram a SP-Arte exclusivamente no meio online.

Uma série de QR Codes e sinalizações transportam os visitantes da ARCA para as galerias que participam do evento digital. Essas e outras estratégias unificam o evento, fazendo com que os visitantes acessem a mesma SP-Arte. Especialistas convidados pelo evento farão as Curadorias, que destacarão obras apresentadas na ARCA e no Viewing Room, reunidos sob um tema livre definido pelos convidados. Entre os confirmados estão Ricardo Sardenberg, Catarina Duncan, Tiago Mesquita e Pollyana Quintella.

Entre os projetos artísticos especiais já confirmados, estão nomes como 01.01 Art Platform, Casa Chama, Levante Nacional TROVOA, Espaço Delirium e Piscina.

A partir do aprendizado adquirido na realização de três edições online desde o ano passado, sendo um deles inteiro dedicado à fotografia, o Viewing Room desta edição contempla também o setor de design, composto por sete lojas: ETEL, Artemobilia Galeria, Jacqueline Terpins, Mobília Tempo, Passado Composto Século XX, Sandra & Marcio e Hugo França .

No espaço destinado às instituições culturais, Pinacoteca do Estado (SP), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), Instituto de Arte Contemporânea (IAC), Instituto Inhotim (MG) e Instituto Tomie Ohtake (SP) marcam presença no Viewing Room.

Serviço

Local: ARCA – Av. Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina – São Paulo.

Datas: 20 a 24/10. Quarta, 12 às 21h. Quinta a sábado, 12h às 20h. Domingo, 11h às 18h.

Ingressos: R$50,00 (inteira) e R$25,00 (meia-entrada).

Classificação: Livre.

Site: www.sp-arte.com.

Instagram: @sp_arte.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X