O Portal da Arte Brasileira

Solo “Abjeto-Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos” faz temporada no Sesc 24 de Maio

0 15

Denise Stoklos estreia no Sesc 24 de Maio espetáculo composto por textos de Clarice Lispector e canções interpretadas por Elis Regina, realizando o encontro cênico de três mulheres-criadoras de diferentes gerações, com direção de Elias Andreato e dramaturgismo de Welington Andrade. Com 16 apresentações em São Paulo, a temporada teatral acontece entre os dias 10 de março a 3 de abril, quinta a sábado, às 20h e domingos, às 18h.

O teatro essencial de Denise Stoklos encontra a obra da escritora Clarice Lispector e da cantora Elis Regina em Abjeto-Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos, com estreia no dia 10 de março, quinta, às 20h, no teatro do Sesc 24 de Maio. A temporada foi adiada em 2020 por conta da pandemia. O espetáculo tem dramaturgismo de Welington Andrade e direção de Elias Andreato. Em cena, Denise performa diversos textos de Lispector, como os contos A quinta história e O ovo e a galinha; os romances Água viva e A paixão segundo G.H. e a crônica Vergonha de viver.

O espetáculo surge em um momento da carreira de Denise em que ela se declara pronta para levar Clarice Lispector ao palco. Os textos foram selecionados pelo dramaturgista Welington Andrade, a partir da ideia que resulta no título do espetáculo.

Post Patrocinado

Além da “reapresentação” de personagens de Clarice, a cena também será constituída por canções na voz de Elis Regina – momentos que irão explorar coreografias criadas por Denise Stoklos. Para o espetáculo, “foram escolhidas faixas de uma Elis mais soturna e existencialista”, afirma Welington. Algumas das músicas selecionadas são Meio-Termo, Os Argonautas e uma versão à capela de Se Eu Quiser Falar com Deus.

Denise tem se dedicado nos últimos anos a trabalhos que estabelecem interlocução com escritores, como Herman Melville, Franz Kafka, Julio Cortázar e Thomas Bernhard, procurando sempre por uma fusão da dramatização com o teatro essencial.

Denise Stoklos é criadora do teatro essencial, método que, em síntese, consiste em trazer ao corpo do ator uma emoção que de fato pertence a ele com o objetivo de provocar um olhar novo para esse sentimento.

Foto: Leekyung Kim.

Ficha Técnica

Dramaturgismo: Welington Andrade. Textos: Clarice Lispector. Canções: Elis Regina. Concepção e Interpretação: Denise Stoklos. Direção: Elias Andreato. Assistente de Direção: Cristina Longo. Iluminação: Aline Santini. Espaço Cênico e Figurino: Thais Stoklos Kignel.

Serviço

Local: Sesc 24 de Maio – Rua 24 de Maio, 109 – Centro – São Paulo.

Temporada: 10/3 a 3/4. Quinta a sábado, 20h. Domingos, 18h.

Classificação: 14 anos.

Ingressos: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia-entrada e Credencial Sesc).

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X