SescTV lança a série de documentários “Cena Inquieta” em 23 de julho

O SescTV lança dia 23 de julho, às 23h, a série de documentários Cena Inquieta, com curadoria da pesquisadora Silvana Garcia e direção do cineasta Toni Venturi. A série é uma abrangente cartografia sobre a produção contemporânea do teatro de grupo produzido no Brasil. A série, que mapeou importantes coletivos teatrais de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife, é composta por 26 documentários de 55 minutos.

São 48 grupos de teatro e 10 artistas que vem desenvolvendo trabalhos de experimentação de linguagem nos eixos do teatro negro, de comunidade e de gênero. Cada episódio apresenta dois grupos teatrais, além de espetáculos independentes que marcaram a cena na última década, e um especialista (pesquisador, crítico ou jornalista) que contextualiza a proposta exibida.

A produção traz depoimentos dos criadores, diretores e artistas ilustrados por cenas dos bastidores e um vasto material de arquivo de trechos das peças que revelam os conceitos e as pesquisas do grupo teatral.

O primeiro episódio faz uma investigação sobre as formações, conceitos e trajetórias do Grupo Clariô de Teatro e Capulanas Cia. de Arte Negra.

Ficha Técnica

Direção Geral: Toni Venturi

Curadoria: Silvana Garcia

Pesquisa: Val Gomes

Roteiro: Marcos Ferraz, Belise Mofeoli, Marcus Aurelius Pimenta

Produção Executiva: Tiago Berti

Produtora: Olhar Imaginário

Serviço

Estreia: 23/7, quinta, 23h.                                    

Classificação: 12 anos.

Consulte a operadora de TV.

Assista também online em sesctv.org.br

Compartilhe!