O Portal da Arte Brasileira

SescTV exibe documentário inédito “A Parteira”

0 8

No dia 10 de julho, sábado, às 22h, vai ao ar pela primeira vez no SescTV o documentário “A Parteira” (Brasil, 2018), dirigido por Catarina Doolan. A produção conta a história de vida de Ana Valcácio, conhecida como Donana, uma parteira de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, com mais de meio século de ofício.

Donana vem de uma família de parteiras e, aos dezesseis anos, ajudou pela primeira vez a trazer uma criança ao mundo. Segundo ela partejar vem do sangue, como uma herança de família que estimulou e despertou vontade de ser parteira.Durante o filme que acompanha seu cotidiano, a parteira também fala de forma simples, mas com muita sabedoria, sobre temas como educação, sexualidade, discriminação, maternidade, religiosidade e amor.

A pesca é uma das habilidades de Donana que, sentada a beira de um rio, relembra dos tempos difíceis de sua infância, em que fazia da pescaria uma fonte de alimento para matar a fome de sua família. A frente de seu tempo, Donana, que não se casou porque segundo ela, nunca admitiu desconfiança ou falsidade por parte de nenhum homem, segue partejando com alegria, e se apoiando na força de seus orixás.

Post Patrocinado

Foto: Sarah Wollermann.

Serviço

Transmissão na SescTV.

Estreia: 10/7. Sábado, 22h.

Classificação: 14 anos.

Assista on-line: sesctv.org.br/noar

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X