O Portal da Arte Brasileira

Sesc Vila Mariana promove Clube do Livro com o tema “A Escravidão na Primeira Pessoa”

0 15

Experiências e outros testemunhos formam o plano de fundo do Clube do Livro do Sesc Vila Mariana, atividade que no mês de maio tem como tema “A Escravidão na Primeira Pessoa”. A atração gratuita é mediada pelo escritor Luiz Silva, o Cuti, e a inscrição pode ser realizada através do portal de inscrições do Sesc.

Os encontros tomam a escravidão enquanto experiência vivida, a partir da perspectiva da narrativa em primeira pessoa. Além disso, também será abordada a comparação entre a ficção e o relato ou testemunho, e entre os espaços que as obras apresentam (Brasil, Canadá, Cuba e Estados Unidos). As obras debatidas no clube serão: “O Livro dos Negros”, de Lawrence Hil, em 5 de maio; “12 Anos de Escravidão”, de Solomon Northup, em 12 de maio; “Memórias de um Cimarrón”, de Miguel Barnet, em 28 de maio e “Um Defeito de Cor”, de Ana Maria Gonçalves, em 29 de maio.

Para mediar a atividade o convidado é o escritor, dramaturgo e poeta Luiz Silva, mais conhecido como Cuti. Graduado em Letras pela Universidade de São Paulo em 1980, obteve os títulos de Mestre em Teoria da Literatura e Doutor em Literatura Brasileira pela Unicamp. Em 1978, foi um dos criadores do jornal literário Jornegro e da série de antologias Cadernos Negros. Participou da fundação do grupo Quilombhoje, no qual se manteve até 1993. 

Post Patrocinado

O Clube do livro abre a programação do projeto “Do 13 ao 20: (Re)Existência do Povo Negro”, série de atividades que fazem alusão ao 13 de maio (data da abolição da escravatura) e ao 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e engloba ações que objetivam o fortalecimento e o reconhecimento da cultura negra, bem como o fomento à convivência e o respeito pelas diferenças, com o intuito de refletir sobre a construção das identidades e valorizar a pluralidade de manifestações e expressões culturais. 

Foto: Antonio Terra.

Serviço

Transmissão on-line.

Datas: 5 e 12/5. Quarta, 18h30 às 20h. 28 e 29/5. Sexta e sábado, 17h30 às 19h.

Classificação: 14 anos.

Link para inscrições: https://bit.ly/3eDhWf3.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X