O Portal da Arte Brasileira

[ADIADO] Sesc TV apresenta documentário “Siron – Tempo sobre tela” em 27 de março

0 12

No dia 27 de março, sábado, às 22h, vai ao ar no SescTV o documentário “Siron. Tempo Sobre Tela (2019)”, dirigido por André Guerreiro Lopes e Rodrigo Campos. A produção traz pensamentos, memórias e revelações em um arquivo pessoal inédito, que destaca a personalidade inquieta e a mente criadora do artista Gesseron Alves Franco – mais conhecido como Siron Franco, onde fronteiras entre realidade, memória e sonho do pintor, escultor, ilustrador, desenhista se dissolvem. A produção também pode ser assistida no site do canal de forma gratuita e sem necessidade de cadastro.

Segundo André Guerreiro Lopes, que dirigiu o documentário com Rodrigo, além das gravações feitas originalmente por eles, foram presenteados com o acesso a um acervo enorme de vídeos gravados pelo próprio artista ao longo de toda sua carreira, começando no fim dos anos 1960. O filme traz imagens de arquivo de diferentes épocas e visita o ateliê do artista em distintas fases de sua vida, revelando suas percepções sobre o próprio processo, seu flanar pelas cidades e uma mente criadora e inquieta. Durante um de seus processos criativos Siron comenta que se lembra muito mais das coisas que pintou do que viveu.

Durante o documentário, o artista comenta sobre a experiência de fazer retratos e pinta um de Ferreira Gullar. O filme traz imagens desse encontro entre os dois artistas que falam sobre seus processos de criação e observação das obras de arte. Ferreira Gullar admite que considera Siron um dos maiores pintores brasileiros de todos os tempos, especialmente pelo fato de permanecer fiel às suas origens em Goiás.

Post Patrocinado

Sobre Siron Franco

Gesseron Alves Franco (1947), conhecido como Siron Franco, nasceu em Goiás Velho, Goiás, no dia 26 de julho de 1947. Em 1950, sua família se muda para Goiânia. Em 1960 Siron inicia o estudo de pintura com D.J. Oliveira e Cleber Gouvêa. A partir de 1962 se dedica ao desenho e recebe suas primeiras encomendas como desenhista gráfico. Em 1967 começa a ser contratado para fazer seus primeiros trabalhos como retratista.

Siron Franco, que teve sua obra representada em inúmeras coletivas em todo o mundo, foi um dos artistas brasileiros mais premiados em salões e bienais. Em 2015, participou da exposição coletiva “Onde Anda a Onda”, no Museu Nacional de Brasília. Em 2016, realizou uma mostra na Galeria da Villa, em Gramado, no Rio Grande do Sul, onde ele apresentou 36 pinturas sobre papel produzidas nos últimos 20 anos.

Serviço

SescTV.

Estreia: 27/3. Sábado, 22h.

Classificação: 10 anos.

Assista on-line: www.sesctv.org.br/noar

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X