O Portal da Arte Brasileira

Sesc Santo Amaro oferece curso sobre a obra de Walter Salles e Karim Aïnouz

0 10

A programação do Sesc Santo Amaro oferece ao público uma experimentação audiovisual com o curso “Vozes do Cinema Brasileiro: Walter Salles e Karim Aïnouz”, mediado por Carlos Pereira Gonçalves, que acontece de 8 de abril a 6 de maio de 2021, em formato virtual.

Neste curso, ambos diretores são analisados a partir de suas realizações cinematográficas, com ênfase na abordagem e quatro aspectos de leitura fílmica: os gêneros audiovisuais, a identidade cultural, a autoria e estilo e o registro fotográfico.

Oriundos de escolas e gerações distintas, porém próximas, Salles e Aïnouz são expoentes do cinema contemporâneo e convergem quanto à construção de filmografias marcadas pela crítica social, aproximação da linguagem do documentário e criação de histórias ficcionais contendo personagens em deslocamento, viagens por estradas e em fluxo migratório.

Post Patrocinado

Karim foi corroterista de “Abril Despedaçado” (2001) de Walter Salles. Em premiações internacionais, cabe ressaltar o Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim para “Central do Brasil” (1998), e o prêmio “Um Certain Regard” no Festival de Cannes concedido ao longa “A Vida Invisível” (2019).

Atuando como professor em Pós-Graduação do Senac e Belas Artes, o mediador Carlos Pereira Gonçalves é Pós-doutorando em Meios e Processo Audiovisuais (ECA—USP), com estudo de recepção das séries brasileiras na plataforma de streaming Netflix e Doutor em Ciências Sociais – Antropologia (PUC-SP), tese sobre o gênero “filme de estrada”. 

Foto: Alberto Pizzoli e Miranda Filho.

Serviço

Plataforma Zoom.

Datas: 8/4 a 6/5/21 (exceto 15/5). Quintas, 19h.

Classificação: 14 anos.

Inscrições: A partir de 6 de abril, 14h (vagas limitadas).

Link para inscrições: inscricoes.sescsp.org.br.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X