O Portal da Arte Brasileira

Sesc Pompeia apresenta mostra de Alfredo Jaar a partir de 28 de agosto

0 13

Um recorte da obra do emblemático artista chileno Alfredo Jaar será exibido a partir de 28 de agosto no Sesc Pompeia. Com curadoria de Moacir dos Anjos, a mostra “Lamento das Imagens” reúne instalações, pôsteres e projeções de vídeos – em seleção que provém das quatro décadas de atividade de Jaar.

São trabalhos de grande escala física que apresentam a forma de Jaar pensar uma política das imagens no mundo contemporâneo, e revelam suas reflexões em torno das formas de controle social e de manutenção de desigualdades. As obras estarão dispostas na área de convivência do Sesc Pompeia.

Figuram trabalhos como “Out of balance” (“Fora de equilíbrio”), instalação de 1989 composta por seis caixas de luz com transparências coloridas; “One million points of light” (“Um milhão de pontos de luz”), projeção de vídeo concebida em 2005; e, entre os mais recentes, “Chiaroscuro” (“Claro-escuro”), instalação de 2015 realizada a partir de metal, acrílico e lâmpadas LED.

Post Patrocinado

Em “The sound of silence” (“O Som do Silêncio”), de 2006, Jaar constrói uma espécie de teatro para uma única imagem: o impactante registro do fotojornalista sul-africano Kevin Carter (1960-1994) de um garoto faminto no Sudão sendo observado por um abutre. Na instalação, o público assiste a um filme de oito minutos que reflete sobre os vários aspectos por trás de uma imagem.

Já em “Lament of the images”(“Lamento das Imagens”), de 2002, que nomeia a exposição, o artista reflete sobre os poderes que controlam a feitura e a circulação de imagens. A instalação apresenta três textos curtos que introduzem as implicações políticas do tema em contextos diversos para, em seguida, temporariamente cegar o público com a luz forte vinda de uma grande tela em sala escura. Ofuscação que serve de metáfora de processos de ocultação de imagens e da consequente necessidade de combater tal violência.

Serviço

Local: Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93 – São Paulo.

Visitação: 28/8 a 5/12. Terças a sextas, 14 às 20h. Sábados, domingos e feriados, 11h30 às 17h30.

Ingressos: Grátis.

Classificação: Livre.

Link para agendamento: www.sescsp.org.br/exposicoes.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X