O Portal da Arte Brasileira

Sesc Bom Retiro apresenta coletiva “Birico – Poéticas autônomas em fluxo” até fevereiro

0 7

O Sesc Bom Retiro exibe a exposição coletiva “Birico – Poéticas autônomas em fluxo”, composta por obras de mais de 40 artistas, coletivos e grupos que têm em comum a vivência, preocupação social e atuação sociocultural na região central de São Paulo, no território da chamada Cracolândia, no bairro da Luz. As criações são de diversas linguagens artísticas, como lambe-lambes, fotos, peças sonoras, obras tridimensionais e peças gráficas.

As pessoas que colaboram com a exposição trazem histórias e trajetórias sociais diversas, algumas delas enfrentando situações de rua e de vulnerabilidade social, e se reuniram por conta da relação com o território, suas transformações e desigualdades. O grupo de artistas que integra ou colabora com o coletivo Birico foi criado para dar suporte e gerar renda emergencial a artistas da comunidade local, frente à crise sanitária de COVID-19. A curadoria e organização da exposição são assinadas por integrantes do coletivo em parceria com a equipe do Sesc.

“Birico – Poéticas autônomas em fluxo” apresenta impressões de obras produzidas por artistas urbanos, como Mundano, Mag Magrela e Paulestinos; trabalhos originais de nomes da arte contemporânea como Renata Felinto e Monica Ventura; e de veteranos pouco conhecidos fora da Boca do Lixo (um dos apelidos dados à região do bairro da Luz), como Yori Ken, Índio Badaross e a poetisa Joh Bittencourt. A mostra conta, também, com registros de ações sociais organizadas pelo coletivo Birico na área conhecida por Cracolândia e recortes históricos que remontam aos últimos anos de presença cultural no bairro.

Post Patrocinado

No espaço expositivo há, ainda, trabalhos inéditos que propõem uma reação sensível às tentativas de invisibilização da subjetividade do território chamado por Cracolândia e aos preconceitos locais.

A exposição conta com 158 trabalhos – entre lambe-lambes, fotos, peças sonoras, obras tridimensionais e peças gráficas -, com colaborações dos coletivos Tem Sentimento, É de Lei e Craco Resiste. “Birico – Poéticas autônomas em fluxo” extrapola os limites do espaço expositivo, com obras que podem ser vistas nos gradis externos da unidade do Sesc Bom Retiro, no Teatro de Contêiner Mungunzá ou pela Internet, nos conteúdos audiovisuais criados exclusivamente para a exposição.

Foto: Chip Thomas.

Serviço

Local: Sesc Bom Retiro – Alameda Nothmann, 185, Bom Retiro – São Paulo.

Visitação: Até 27/2/22. Terças a sextas, 14h às 20h. Sábados, 10h às 16h.

Ingressos: Grátis.

Classificação: 14 anos.

Link para agendamento: www.sescsp.org.br/bomretiro.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X