Sesc Avenida Paulista recebe exposição inédita "Oficina Molina - Palatnik"

Dois artistas conectados pelo apreço ao lúdico e pelo prazer da invenção – assim são Abraham Palatnik (1928 – 2020) e Mestre Molina (1917 – 1998), nomes emblemáticos da história da arte brasileira que integram o Acervo Sesc de Arte. Um diálogo entre suas produções artísticas será exibido ao público na mostra inédita Oficina Molina – Palatnik, em cartaz a partir de 2 de dezembro no Sesc Avenida Paulista .

Com curadoria da equipe do Sesc São Paulo, neste encontro, o diálogo poético entre as obras de diferentes épocas da trajetória de Palatnik e Molina, artistas que compartilham um mesmo período histórico, evidencia que a ação de um objeto no espaço e no tempo, o movimento, é matéria plástica de inegável qualidade sensível.

O público poderá visitar a exposição gratuitamente de terça a sexta, das 15h às 21h, e aos sábados, das 10h às 14h, mediante agendamento prévio pelo site sescsp.org.br/avenidapaulista. As visitas têm duração máxima de 45 minutos e o uso de máscara facial é obrigatório para todas as pessoas, durante todo o período.

Sobre os artistas

Abraham Palatnik nasceu em Natal (RN), em 1928, e faleceu no Rio de Janeiro (RJ), em 2020, aos 92 anos. Seu interesse pelas possibilidades criativas das máquinas evoca a relação entre arte e tecnologia. A formação em engenharia contribuiu para que desenvolvesse investigações técnicas focadas na experimentação com o movimento e a luz: assim surgem Aparelhos Cinecromáticos, Objetos Cinéticos, Lúdicos e Rotativos, Relevos Progressivos, Campos Magnéticos, e tantas outras criações.

Manuel Josette Molina nasceu Bocaina (SP), em 1917, e faleceu em São Paulo (SP), em 1998. Durante mais de vinte anos, perambulou muito pelo Brasil. Permanecia pouco tempo nos locais, não tinha moradia fixa e se locomovia a pé, de trem ou nos caminhões que recrutavam pessoas pelo caminho para trabalho na lavoura. Só começou a produzir suas obras aos 52 anos de idade, produzindo bancadas – geringonças, como ele mesmo apelidou – repletas de figuras artesanais feitas com enorme diversidade de materiais que se movem por meio de engrenagens e motores elétricos

Serviço

Local: Sesc Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119, Bela Vista – São Paulo.

Visitação: Até 27/3/2021. Terça a sexta, 15h às 21h. Sábados, 10h às 14h.

Agendamento de visitas:https://www.sescsp.org.br/avenidapaulista

Classificação: Livre.

Ingressos: Grátis.

Compartilhe!