Sesc 24 de Maio promove terceira edição do “Cinetruque” com atividades para fazer em casa

O Sesc 24 de Maio promove a terceira edição do “Cinetruque” com cursos, oficinas, tutoriais e bate-papos sobre cinema para participar sem sair de casa. As atividades se iniciam no dia 9 de janeiro e vão até o mês de fevereiro pelo YouTube, Facebook e Instagram da unidade.

O projeto é inspirado nos filmes de “cinema raiz”, de trucagem, feitos muitas vezes sem grandes recursos, mas com resultados divertidos. Iniciado em 2019, sob o nome de “Cinetruque – Especial Férias de Inverno 2019”, o projeto teve sua segunda edição em 2020, o “Cinetruque II – Férias Nada Frustradas de Verão”, que levaram ao público do Sesc 24 de Maio diversas atividades presenciais relacionadas a cinema de baixo custo. Devido a pandemia do COVID-19, a programação desta vez acontece de forma online e recebe o nome de “Cinetruque em Casa!”

Quinzenalmente a educadora de Tecnologias e Artes do Sesc 24 de Maio, Tatiane Colevati, traz informações divertidas sobre diversos temas: efeitos especiais curiosos; curiosidades sobre o Oscar e outras premiações; cinema nacional e cinema versus streaming, no “Cinetruque Drops”.

“Histórias de Dentro de Casa Parte II – O Retorno”, com Anita Cavaleiro, Luiz Ricas, Tatiane Colevati e Victor Guerra é a continuação em vídeo da audionovela dos educadores de Tecnologias e Artes do Sesc 24 de Maio, lançada em agosto de 2020. As novas aventuras dos protagonistas dentro de suas casas acontecem em três episódios lançados semanalmente.

No curso “Introdução ao curta-metragem de baixíssimo orçamento”, com a RZP Filmes, todas as etapas de realização de um curta-metragem de baixíssimo orçamento serão abordadas, desde roteiro, pré-produção, captação e edição. A ideia da atividade é estimular a criatividade dos participantes e mostrar que é possível produzir bons curtas com muita inspiração e poucos recursos, tirando o melhor de equipamentos simples e das habilidades de cada um. São seis encontros semanais com inscrições a partir do dia 12 de janeiro.

“Cinetruque Convida” é uma série de bate-papos sobre “cinema feito em casa” com educadores do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc São Paulo. O Sesc 24 de Maio convida educadores de outras unidades para compartilharem suas experiências em diversas áreas do audiovisual, traçando um paralelo com a sua ação educacional nos espaços em que atuam, dentro e fora do Sesc.  

O curso “Sonoplastia e Trilha Sonora”, com Luiz Ricas, é um curso prático em quatro encontros sobre criação de paisagens sonoras e noções de trilhas para produções audiovisuais (propagandas, videoclipes, vídeos de internet, filmes, animações, etc) utilizando o software livre Audacity e outros editores de som ou vídeo gratuitos. Através do som, serão abordados os conceitos básicos do som na linguagem cinematográfica como semiótica, movimentos através do som, paisagem e desenho sonoros e transições de cena.

Serviço

Atividades Online.

Confira as inscrições para cada curso.

Ingressos: Grátis.

Inscrições: www.inscricoes.sescsp.org.br

Instagram: @sesc24demaio

YouTube: Sesc 24 de Maio

Compartilhe!