O Portal da Arte Brasileira

Sesc 24 de Maio apresenta “Ocupação Olhares Inspirados: Raquel Trindade, Rainha Kambinda”

0 13

O Sesc 24 de Maio apresenta a “Ocupação Olhares Inspirados: Raquel Trindade, Rainha Kambinda”, entre os meses de outubro e dezembro de 2021. A mostra se estabelece em torno da influência social e cultural de Raquel Trindade, a partir de sua trajetória de vida e obra, os quais são tomados como elementos disparadores para novas criações artísticas.

O núcleo central da ocupação homenageia a Rainha Kambinda (como era conhecida Raquel), com articulações sobre sua trajetória e legado artístico. Esse espaço conta com pesquisa da curadora, artista, educadora, doutora em Artes Visuais e professora Renata Felinto, trazendo, além de obras, objetos pessoais da griot – guardiã de saberes ancestrais africanos – e multiartista, que se estabeleceu em Embu das Artes, região metropolitana de São Paulo, dedicando-se ao universo artístico afro-brasileiro até o ano de sua morte, em 2018.

Os outros núcleos da ocupação serão compostos por obras inéditas de dez artistas negras e afro-indígenas da cidade de São Paulo que reinterpretam, a partir de diferentes linguagens, aspectos presentes na vida e obra de Raquel Trindade, que foi também educadora, escritora, coreógrafa e artista plástica, fundadora da Nação Kambinda de Maracatu e mantenedora do Teatro Popular Solano Trindade (Embu das Artes-SP).

Post Patrocinado

Neste contexto, atividades em ambiente virtual, como o “Xirê Cultural” e websérie sobre a vida e obra da artista homenageada, antecipam a abertura da Ocupação nas plataformas e redes sociais do Sesc 24 de Maio, a partir do dia 6 de outubro, e seguem até o final da mostra.

Em iorubá – língua africana – a palavra xirê corresponde à roda e, sendo assim, emprestamos o termo para essa série de bate-papos virtuais, com mediação de Vitor da Trindade e Elis Trindade, filho e nora, herdeiros do legado de Raquel, ativistas sociais e defensores da cultura afro-brasileira.

Foto: Isabella Matheus.

Serviço

Local: Sesc 24 de Maio – Rua 24 de Maio, 109 – Centro – São Paulo.

Ocupação. Visitação: Outubro a dezembro de 2021. Terças a sextas, 11h às 20h. Sábados, domingos e feriados, 10h às 16h. Ingressos: Grátis. Classificação: Livre. Link para ingressos: www.sescsp.org.br/exposições.

Programação Integrada da “Ocupação Olhares Inspirados: Raquel Trindade, Rainha Kambinda”. Datas: 6 a 28/10. Quartas a sextas, 19h. Ingressos: Grátis. Classificação: Livre.

Websérie – “Teatro popular Solano Trindade e Família Trindade”. Datas: 14 a 28/10. Quintas, 20h. Ingressos: Grátis. Classificação: Livre.

YouTube: Canal Sesc 24 de Maio.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X