Série “Poemúsica” reúne Joyce Moreno, Olivia Hime e Zeca Baleiro

Uma conversa sobre o que se chama de “poesia de livro” ou “poema publicado” como “letra de música”: é esse o mote que permeia os cinco episódios da série “POEMÚSICA”, do Chiado Podcast. O processo de transformação do poema em palavra cantada e como cada convidado percebe o atravessamento do som de uma melodia no som da palavra que inicialmente foi pensada para ser lida, ao menos enquanto obra/objeto escrita/criada para publicação/leitura. A visão sobre a maneira como se delineiam as nuances entre as possibilidades de se “letrar uma música” ou de se “musicar um poema”, que costumam ser apontadas pelos compositores, é pauta para as conversas de Flávia Souza Lima com seus convidados.

Cada episódio traz um importante nome da literatura brasileira e um convidado, abordando a obra poética de cada poeta-tema sob a forma de canção. Os quatro primeiro episódios trazem Manuel Bandeira, Antonio Cicero, Ferreira Gullar e Hilda Hilst, que têm parte de sua obra revolvida respectivamente por Olivia Hime, Arthur Nogueira, Christovam de Chevalier e Zeca Baleiro. Um dos episódios apresenta um papo com a cantora, compositora e instrumentista Joyce Moreno, que musicou uma série de poetas – Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Ana Cristina César e outros – em um projeto especial de vídeos que vem produzindo nesta quarentena, intitulado “Poesia numa hora dessas?”.

“Poemúsica” é uma série de cinco episódios em formato de podcast, criada especialmente para o Edital “Cultura presente nas redes” da Secec/RJ, destinada ao público interessado em música e/ou poesia brasileiras. A responsável pela empreitada é a jornalista, produtora cultural e poeta Flávia Souza Lima, que também a produz, roteiriza e apresenta. No “Poemúsica”, a conversa gira em torno de poetas que produziram poemas que se tornaram letra de música e cada episódio traz um poeta ou compositor convidado.

Ouça o podcast em:

https://anchor.fm/chiadopodcast.

Compartilhe!