O Portal da Arte Brasileira

Série #EmCasaComSesc disponibiliza filmes sobre música, samba e Carnaval a partir de 11 de fevereiro

0 12

A série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo há sete meses e com mais de 1 milhão de visualizações, disponibiliza gratuitamente ao público novos filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. Nesta quinta-feira (11/02), a série estreia uma programação especial para quem gosta de música, samba e Carnaval, com os documentários “Clementina”, “O Samba”, “Elton Medeiros – O Sol Nascerá”, “Dê Lembranças a Todos” e “Viva Alfredinho!”.

O filme “Clementina”, de Ana Rieper, conta a trajetória da cantora Clementina de Jesus (1901-1987), revelada ao mundo tardiamente, aos 63 anos, por meio de sua música e de sua história. Ela se tornou uma das maiores vozes do samba e foi considerada o elo entre a cultura brasileira e as raízes africanas. O documentário será exibido em comemoração dos 120 anos de Clementina de Jesus.

Já em “O Samba”, de Georges Gachot, Martinho da Vila é o guia do diretor franco-suíço pelo mundo do samba. Ao lado do sambista, Gachot circula pelos redutos de Vila Isabel e por grandes palcos, acompanhando de Ney Matogrosso, Leci Brandão, Paula Lima, entre outros nomes da música. Ao longo do caminho, personagens anônimos, que fazem o samba ser a grande expressão cultural brasileira, também estão presentes, dando ao filme um panorama completo do gênero.

Post Patrocinado

O título “Elton Medeiros – O Sol Nascerá”, de Pedro Murad, faz uma homenagem ao cantor, compositor e ritmista Elton Medeiros (1930-2019). Junto a seu último parceiro, Vidal Assis, ele canta, conta histórias e emociona.

Outra sugestão é o título “Dê Lembranças a Todos”, dos Irmãos Di Fiore (Fábio e Thiago). A obra retrata o cantor, compositor, poeta e pintor Dorival Caymmi. Em toda carreira, Dorival criou pouco mais de 100 canções, o suficiente para se tornar um dos maiores compositores da música popular brasileira. Seu estilo é único, com letras simples e uma batida de violão que ninguém copia. O documentário ganhou o prêmio de Menção Honrosa no Festival In-Edit, em 2020.

O documentário “Viva Alfredinho!”, de Roberto Berliner, encerra a seleção de filmes da programação especial de Carnaval da série #EmCasaComSesc. Fundado em 1968, em diminutos 18 metros quadrados de Copacabana, o Bip Bip é patrimônio cultural carioca. O bar refletia o espírito de seu dono, o emblemático Alfredinho. O filme é um registro afetuoso de seu velório, cerimônia que começou na mesa do bar e tomou o cemitério São João Batista de alegria e saudades, em um sábado de Carnaval. Vencedor de Melhor Curta Documentário no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 2020.

Serviço

Disponível a partir de: 11/2/21.

Link: www.sescsp.org.br/cinemaemcasa

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X