Série Concerto Sinos reúne obras de diferentes compositores do país

Concertos Sinos é uma série criada para veicular a produção artística dos projetos sociais, das orquestras brasileiras e do próprio Sistema Nacional das Orquestras Sociais do Brasil. É também através da série que serão apresentadas ao público, em concertos presenciais ou virtuais, as peças criadas e editadas para o Repertório Sinos – ação que disponibilizará obras de compositores brasileiros de diferentes épocas e regiões do país, algumas delas compostas especialmente para o projeto e estruturadas para os diferentes níveis de desenvolvimento dos músicos.

A ação conta com a participação de diversas orquestras, solistas e maestros brasileiros, e também de alguns dos compositores, que farão breves comentários sobre suas obras. Inicialmente, todos os concertos serão virtuais, com cerca de 30 minutos cada. As obras serão apresentadas por diferentes orquestras, tanto de projetos sociais, quanto profissionais.

O repertório do primeiro concerto reúne as obras In Moderato (César Guerra-Peixe), Três Batuques de Cataguases (Ernani Aguiar) e Suíte para cordas (José Guilherme Ripper – sendo as duas últimas composições criadas especialmente para o projeto.

O Repertório Sinos destina-se à produção de obras orquestrais adequadas aos diferentes estágios de desenvolvimento musical dos alunos dos muitos projetos existentes no país. Todas as partituras estão sendo disponibilizadas para download gratuito no site do projeto. O Repertório se divide em três vertentes. A primeira é a publicação de obras de compositores do passado que sejam adequadas para orquestras jovens.

Foto: Walda Marques.

Serviço

Estreia: A partir de 30/10. Sexta, 18h.

Transmissão no site: www.sinos.art.br

Compartilhe!