O Portal da Arte Brasileira

Série “Com Amor, Índia” apresenta oito documentários indianos na Plataforma #CulturaEmCasa

0 14

A plataforma #CulturaEmCasa apresenta o lançamento da mostra de documentários indianos intitulada “Com Amor, Índia”. A iniciativa foi construída e realizada pela organização Amigos Da Arte em parceria com o Consulado da Índia do Estado de São Paulo, o que permitiu demonstrar ainda mais a presença do Brasil na cultura indiana por meio da arte. Os oito documentários serão transmitidos um a cada dia, sempre às 20h, até 19 de fevereiro e ficarão disponíveis on demand na plataforma, por um período de três meses. Os vídeos demonstram os aspectos da cultura indiana como sua medicina tradicional, a dança, a música, a religiosidade, a gastronomia, além de abordar o universo contemporâneo com pinturas urbanas em Nova Delhi, capital indiana.

Para iniciar a série, o primeiro episódio BRINDA.DOC, um documentário de longa-metragem que nasceu do Brinda (Brasil and India in Art) projeto de arte urbana realizado em Nova Delhi no final de 2012 e idealizado pelo artista brasileiro Sergio Cordeiro com patrocínio da Embaixada do Brasil em Nova Delhi. O filme retrata a arte de duas culturas distintas e ao mesmo tempo muito próximas como o Brasil e a Índia, por meio da captação do dia a dia dos brasileiros na Índia, artistas que retratam em sua arte o universo das duas culturas em temas como a espiritualidade, a dança e a crença.

O segundo episódio a ser exibido “Ayurveda, a cura é possível” retrata o tradicional sistema de medicina indiano praticado há mais de seis mil anos, técnica baseada na utilização de plantas medicinais, alimentação equilibrada e outros recursos naturais para tratar o ser humano de forma holística: corpo, mente e alma. O terceiro documentário intitulado “Planeta Índia” fica por conta da aventura vivenciada pelo garoto brasileiro de origem indiana, Shiva. O público poderá acompanhar a divertida aventura do menino ao percorrer vários estados do sul da índia e as descobertas de diferenças e similaridades do país com o Brasil.

Post Patrocinado

O quarto documentário a ser exibido é “Devi Índia Divina”, um olhar voltado para as mulheres indianas por meio de uma jovem jornalista brasileira, busca entender a sociedade e a cultura do país a partir do conceito de “shakti” percorrendo festivais religiosos, teatro, ayurveda, comunidades de artesãs e a arte marcial Kalari Payttu. Já o documentário “Índia, my love story” foi captado num set de cinema do longa metragem indiano “Ilha de Monroe”, no sul da Índia, torna-se um ensaio visual e lírico buscando decifrar a Índia e o cinema.

“Descobrindo Ganehsa” é o sexto documentário a ser exibido e conta sobre um dos mais conhecidos deuses do hinduísmo e a interpretação da sua figura por meio da curiosidade do garoto brasileiro de origem indiana, Shiva. Com a transmissão do “Sabores da Índia”, o público aprenderá com um chef de cozinha do estado de Kerala a preparar o Appam, espécie de pão ou panqueca, prato típico do sul da Índia, servido com um caldo de legumes regado a leite de coco. Por fim, o último documentário da mostra a ser exibido fica por conta do “Mudra – Magia da música e dança indiana” um registro dos melhores momentos da maior mostra cultural indiana já realizada no Brasil. Com a participação de 45 artistas da Índia, mostra a graciosidade da dança e música clássica indianas.

Serviço

Data: 17 a 19/2. Quarta a sexta, 20h.Após a data, os conteúdos permanecerão on-demand por três meses.

Site: www.culturaemcasa.com.br

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X