O Portal da Arte Brasileira

Série “Casa do Choro” traz shows gratuitos e vídeo-oficinas a partir de 19 de janeiro

0 14

No próximo dia 19 de janeiro, terça-feira, a série “Casa do Choro” é lançada on-line. O conteúdo é composto por um conjunto de 50 vídeo-oficinas e quatro shows gratuitos, que abordam história, análise, prática e performance de chorões – tratando desse gênero musical desde seu surgimento, no século XIX, até os dias atuais.

Os vídeos estão divididos em quatro módulos: “Princípios do Choro”, “8 com Maurício Carrilho”, “Furiosa Portátil” e “Minishows”, que serão postados de forma seriada durante todo o primeiro semestre de 2021 e que poderão ser acessados através do site e, também, pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube.

O módulo “Princípios do Choro” trata das últimas décadas do século XIX e do início do século XX, período especial, mas pouco comentado, da música popular brasileira. No módulo “8 com Mauricio Carrilho”, há 12 oficinas, criadas a partir da coleção de CDs de mesmo nome, em que músicas compostas por Carrilho são executadas por ele e por solistas convidados. Já nos 14 vídeos do módulo “Furiosa Portátil”, compositores ligados à Casa do Choro analisam peças que criaram para a Orquestra Furiosa Portátil, formada por alunos e professores da Escola Portátil de Música. Finalmente, o módulo “Minishows” traz quatro apresentações com os conjuntos Água de Moringa e Trio Julio, gravadas ao vivo no Auditório Gnattali, da Casa do Choro, especialmente para o projeto. O repertório combina clássicos do gênero com músicas compostas por compositores atuantes no choro do século XXI. 

Post Patrocinado

O grupo Água de Moringa é formado por Rui Alvim (clarinete, clarone, sax soprano e sax alto), Marcílio Lopes (bandolim, violão tenor e bandocello), Jayme Vignoli (cavaquinho). Luiz Flavio Alcofra (violão e viola caipira), Josimar Gomes Carneiro (violão de sete cordas) e André Santos “Boxexa” (percussão e bateria). Já o Trio Julio é composto por Magno Júlio (percussão) e por seus irmãos gêmeos Marlon Júlio (violão sete cordas) e Maycon Júlio (bandolim).

Serviço

Data: A partir de 19/1/21.

YouTube: Canal Arte de Toda Gente.

Site:www.bossacriativa.art.br

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X