O Portal da Arte Brasileira

Sérgio Olavo Pinto da Costa lança livro “O Homem Microbiano”

0 19

Após uma abordagem inicial, sobre a origem do Universo e da Terra, o autor Sérgio Olavo Pinto da Costa discute em “O Homem Microbiano” evidências sobre a origem da vida, indicando que as bactérias foram os primeiros seres vivos estáveis que se disseminaram por todos os ambientes do planeta, inclusive os mais inóspitos.

Em uma segunda vertente, o cientista oferece um olhar sobre análise genômica dos microorganismos que têm provocado, no meio científico, uma verdadeira revolução no arraigado conceito de “árvore da vida” proposto com base na Teoria da Evolução. Dotado de ilustrações criativas e um texto fluente, o leitor é conduzido pelas teorias e experimentos que permitem compreender o papel dos micróbios na natureza e como eles estabeleceram relações tão íntimas com os humanos a ponto de colonizar seus corpos, utilizando-os como substratos para suas próprias necessidades. Finalmente ele aborda a origem do Homo sapiens e suas relações com a domesticação de animais e plantas, com a origem das pandemias, concluindo assim a nossa história evolutiva que culmina no Antropoceno, sempre sob o ponto de vista do estudo dos microorganismos.

Para os estudiosos das ciências da vida, “O Homem Microbiano” é um excelente material provocativo para futuras pesquisas, além de um oportuno resumo dos conceitos abordados em genética molecular, como transferência horizontal de genes e elementos de transposição, cujos alicerces foram construídos por cientistas, muitos deles detentores de prêmios Nobel. Trata-se também do caminho mais recôndito da biologia celular, que se descortina através da genômica.

Post Patrocinado

O livro foi impresso a partir de uma campanha pública de arrecadação (crowdfunding) feita junto a professores e pós-graduandos da área da genômica. Muitos deles são professores eméritos e dirigentes científicos de reconhecimento internacional. Mas outros entusiastas da ciência e da cultura também fizeram significativas doações.

A apresentação do livro foi feita por, após uma breve introdução do autor, entre os tempos 23:40 e 45:47 de um vídeo no YouTube, que ficou gravado no site do instituto.

Serviço

Site: https://www.pedagogicaeditorial.com.br/o-homem-microbiano.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=R16f3BFX31I.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X