O Portal da Arte Brasileira

Segundo EP “Viola Caipira” chega às plataformas digitais em 24 de fevereiro

0 58

Para traçar o mapa etnográfico do uso da viola no estado de São Paulo, o Selo Sesc convidou o professor, músico, compositor e um dos principais pesquisadores de cultura popular e da viola caipira no país, Ivan Vilela. Tocadores de viola caipira das regiões de Campinas e Piracicaba, como Fernando Caselato, João Arruda, João Paulo Amaral e Zé Helder estão no segundo EP “Viola Paulista” que chega às plataformas digitais no dia 24 de fevereiro, incluindo no Sesc Digital.

A gravadora do Sesc São Paulo lança a segunda coletânea de Viola Paulista com a participação de 20 violeiros e violeiras que já têm uma carreira consolidada junto ao público e à cena musical. E no mapeamento de Vilela, os músicos selecionados abrangem todo o território do estado. São tocadores das regiões de Avaré, Bauru, Campinas, Piracicaba, São José do Rio Preto e Sorocaba.

O lançamento da segunda coletânea está dividido em cinco EPs. Cada um deles dá voz a diferentes sotaques do instrumento no estado. O primeiro, já disponível na internet, abrange as regiões de Bauru e São Carlos. Agora, o segundo EP abarca tocadores de Campinas e Piracicaba. O segundo EP conta com a presença de violeiros que conciliam suas carreiras com a de professores em escolas de música, levando o ensino da viola caipira, um instrumento do mundo tradicional, a instituições onde a cultura da escrita e da erudição prevalecem. Um trabalho importante para a formação de futuros tocadores e de ampliação deste movimento cultural.

Post Patrocinado

Foto: Paula Rocha

Serviço

Data: 24/2/21.

Link para o EP:https://sesc.digital/colecao/viola-paulista2.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X